A Prefeitura de Manaus está prestes a inaugurar um NOVO padrão para espaços públicos com a obra da sede do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), com projeto arquitetônico de profissionais da autarquia.
A obra é um divisor de águas que une arquitetura arrojada, sustentabilidade e, sobretudo, acessibilidade plena. O edifício, com 4.500 metros quadrados de área construída, se distancia da estética tradicional dos prédios públicos. E atenderá integralmente às normas de acessibilidade, incluindo piso podotátil, rampas de acesso, dois elevadores, e vagas especiais para Pessoas com Deficiência (PcDs) e idosos.
Conforme destacou o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, a construção é inovadora e tecnologicamente avançada. “Sua arquitetura moderna e arrojada se distancia da estética tradicional dos edifícios públicos, assemelhando-se mais a um instituto de tecnologia. A nova sede permitirá aumentar significativamente o desempenho no atendimento ao público, agilizando os serviços e aprimorando os processos internos. Acreditamos que a nova estrutura, aliada a um atendimento personalizado, proporcionará uma experiência superior aos cidadãos”, explicou Peixoto.
Conquista
Para o diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro, a obra é uma conquista sonhada há muito tempo para os servidores e para uma cidade como Manaus, com mais de 2 milhões de habitantes.
“Faltam alguns detalhes, como as instalações de lógica e os mobiliários, mas a obra está quase concluída. Temos um projeto que contempla ainda a importância da iluminação e da ventilação natural para dar mais conforto aos colaboradores e requerentes. A nova sede não visa apenas a eficiência, mas também a qualidade de vida e o acolhimento”, disse o arquiteto e urbanista.
A diretora de Operações da autarquia, arquiteta e urbanista Jeane Mota, ressaltou a modernidade da construção, que difere do conceito de repartição pública tradicional.
“Aqui, temos os elementos arquitetônicos mais modernos e sustentáveis, mas contemplando toda a natureza do entorno. Na área já foram plantadas 260 mudas de árvores como ipês, pau-pretinho, pata-de-vaca e jutairana, reforçando o compromisso com a sustentabilidade”.
A construção representa um marco na modernização dos espaços administrativos da Prefeitura de Manaus, da gestão do prefeito David Almeida, com investimento e valorização dos servidores municipais.
— — —
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/ Implurb