Campanha alerta sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata


Neste mês de novembro, a Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI) reforça a conscientização sobre a saúde do homem idoso, em apoio à campanha Novembro Azul. A iniciativa busca orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de estimular o autocuidado e o acompanhamento regular com profissionais de saúde.
O Reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, destaca que hábitos saudáveis, além de exames de rotina, podem prevenir ou Agir precocemente em caso de descoberta da doença.
“A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos façam, pelo menos uma vez por ano, o exame de sangue e o toque retal. Em caso de pessoa com histórico familiar, a recomendação é realizar os exames a partir dos 45 anos. Muitos homens não querem realizar o exame, mas é muito simples, e não altera em nada a masculinidade da pessoa”, afirma.
Ações de conscientização
Com o compromisso de promover o envelhecimento saudável e a educação em saúde, a FUnATI preparou uma programação especial que inclui rodas de conversa e podcasts temáticos ao longo de todo o mês de novembro, abordando aspectos fundamentais do bem-estar físico e emocional da pessoa idosa.
No dia 19 de novembro, a partir das 8h30, a Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro promove a roda de conversa “Entendendo o perfil lipídico da pessoa idosa”, que será conduzida pela médica Ednéa Ribeiro, diretora clínica da policlínica, com o apoio dos estagiários de Enfermagem.
O encontro busca esclarecer dúvidas sobre colesterol, triglicerídeos e outros indicadores importantes para a saúde cardiovascular, reforçando a relevância do controle desses fatores para a prevenção de doenças crônicas, inclusive as que podem afetar o sistema prostático.
E para encerrar a programação, no dia 27 de novembro, o podcast “saúde em Foco Geriatria e Gerontologia” trará o episódio especial “Homem também se cuida: quebrando tabus sobre a saúde do homem idoso”, com a participação do médico infectologista Noaldo Lucena. O episódio destaca a importância do diálogo aberto sobre o câncer de próstata e outras condições que afetam o público masculino, incentivando atitudes preventivas e a quebra de estigmas relacionados à busca por atendimento médico.
Com essas ações, a FUnATI reforça seu papel educativo e social, promovendo espaços de escuta, aprendizado e conscientização sobre a saúde integral do homem idoso. O objetivo é fortalecer a cultura da prevenção e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas idosas.

