Duas pessoas foram encaminhadas para a sede do Nirc

Foto: Fábio Alves e Lívia Fonseca/SSP-AM
A polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc) realizou, nesta sexta-feira (07/11) uma nova fase da operação RecuperaFone, no bairro Manoa, zona norte de Manaus. Na ação, nove lojas foram fiscalizadas, cinco aparelhos com restrição de roubo ou furto e uma motocicleta sem chassi foram apreendidas e duas pessoas encaminhadas para a delegacia.
O diretor do Nirc, delegado Bruno Hitotuzi, explicou que a ação teve como objetivo fiscalizar estabelecimentos comerciais e assistências técnicas especializadas em venda e conserto de aparelhos celulares, verificando a procedência dos produtos e a regularidade do funcionamento das lojas.
“Esta é mais uma operação de rotina, em que realizamos as fiscalizações nas assistências técnicas que fazem o desbloqueio e manutenção de aparelhos celulares. Hoje, nós fiscalizamos cerca de nove lojas e encontramos casos em que o celular apresentou restrição de roubo e outro como celular perdido, o proprietário será conduzido ao Nirc para prestar esclarecimento, e vamos analisar com mais detalhes para verificar a possibilidade de prisão em flagrante”, disse.


Durante a fiscalização na rua São Sebastião, os policiais encontraram uma motocicleta com chassi raspado. “Ainda na ação, apreendemos uma moto que estava sem chassi, sem placa e sem número do motor. Identificamos o proprietário e ele trouxe um documento informando que é uma moto de leilão, porém é uma moto que foi vendida como sucata, não era para estar circulando em via pública. O mesmo foi conduzido para a delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DRFV)”, explicou o delegado.
prisão de homem que realizava desbloqueio de celulares
Na quinta-feira (06/11), um homem foi preso em flagrante no bairro NOVO Aleixo, após a investigação apontar que ele realizava desbloqueio de aparelhos celulares provenientes de roubo ou furto.
“Após a nossa equipe de investigação levantar informações sobre um cidadão que estava realizando desbloqueio de celulares e recebendo demandas através de WhatsApp e Marketplace, nós fomos até o estabelecimento dele e fizemos uma fiscalização, onde identificamos dois celulares roubados. Ele foi preso em flagrante e conduzido ao Nirc”, explicou o delegado Hitotuzi.
Redução de roubo de aparelhos


De janeiro a outubro deste ano, Manaus registrou uma redução de 28% nos crimes de roubo de aparelhos celulares, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O resultado é reflexo das ações integradas entre as forças de segurança, que têm intensificado o combate à receptação e à comercialização ilegal de eletrônicos.
“A presença do poder público, nessas fiscalizações e na recuperação dos aparelhos roubados e furtados, é importante para inibir esse tipo de comércio e não fomentar os roubos na cidade. Então a presença do Estado vem trazendo reduções e vamos continuar realizando esse trabalho de êxito”, pontuou o delegado.

