Há 21 segundos
Clássicos da música brasileira ganham nova vida em concerto gratuito no dia 8 de agosto, às 19h, no Centro de Manaus
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e economia CriativaA força da música popular brasileira será celebrada em um espetáculo especial na sexta-feira (08/08), às 19h, no Teatro da Instalação, Centro de Manaus, com a apresentação da Orquestra de Repertório Popular do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, e tem entrada gratuita.
Com o título “Da Bossa ao Samba”, o concerto convida o público a um mergulho sonoro por diferentes gêneros que ajudaram a construir a identidade musical do Brasil. A proposta artística busca exaltar canções que atravessaram décadas e fronteiras, projetando a riqueza da música nacional para além das fronteiras do país. O repertório selecionado reúne composições que passeiam pela bossa nova, pelo baião, pelo forró, pela toada e, claro, pelo samba, expressões da alma brasileira.
Entre as músicas apresentadas estão clássicos como “Chega de Saudade” e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que ajudaram a internacionalizar a bossa nova; “Eu Só Quero um Xodó”, de Dominguinhos e Anastácia, verdadeiro hino nordestino; além de obras de compositores da região Norte, como Adelson Santos, Boi Caprichoso e Teixeira de Manaus.
O projeto musical é também um importante espaço de formação. Desenvolvido dentro do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro, a Orquestra de Repertório Popular reúne alunos em processo de aprendizado, oferecendo uma vivência prática e artística que alia disciplina técnica à construção coletiva. Ao preparar um espetáculo como este, os estudantes são conduzidos a compreender contextos históricos, analisar estruturas musicais, dominar linguagens específicas e experimentar a execução musical em grupo, um exercício de escuta, interpretação e sensibilidade.
“Da Bossa ao Samba” reafirma o compromisso da Secretaria de Cultura e economia criativa com a valorização da produção cultural brasileira e com o fomento à formação artística de jovens talentos da música.