Há 30 minutos
Fortalecimento das cadeias, saberes tradicionais e acesso a mercados foram alguns dos tópicos debatidos durante o encontro
Fotos: Divulgação/SedectiO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), promoveu, nesta segunda-feira (05/05), mais uma etapa dos Diálogos Municipais, no município de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus). O evento foi organizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Auditório Municipal Irmã Dulce, localizado na avenida Duque de Caxias, bairro Centro.
Entre os temas abordados na edição, constaram o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade, a valorização dos saberes tradicionais e o acesso a mercados e sustentabilidade ambiental. As contribuições dos participantes serão integradas ao plano estadual, que busca consolidar um modelo econômico baseado na bioeconomia inclusiva e na valorização da floresta em pé.
A chefe do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA), Milena Barker, destacou a importância da realização do evento no município, estabelecendo novas metas para os próximos encontros e viabilizando a maior participação dos produtores de cada localidade.
“Estamos avançando na construção do Plano Estadual de Bioeconomia em Santa Isabel do Rio Negro. Nossa próxima etapa é realizar mais um diálogo inclusivo para ouvir quem vive e trabalha com bioeconomia na região. Queremos garantir que a comunidade local tenha voz ativa na formulação de um plano que atenda às suas necessidades e promova a sustentabilidade da bioeconomia no Amazonas. Com a contribuição de todos, podemos criar um plano robusto e eficaz que beneficie os produtores e a região como um todo”, declarou Milena.
A diretora da Escola Municipal Tenente Brigadeiro Eduardo Gomes, Mirlene Valério, pontuou a importância do encontro, ressaltando que o encontro pode ser o primeiro a ser realizado de forma que agregue todos os setores da sociedade. “Esperamos levar a discussão para frente, chamando cada parceria para construir este plano estadual. Esperamos que não pare por aqui, e que possa ser um avanço”, destacou.
Estiveram presentes também o analista técnico do Sebrae, Frank Rodrigues; o secretário municipal de meio ambiente, Edivan Guerra; a coordenadora da Seduc em Santa Isabel do Rio Negro, Fecimar Fatin; e o secretário municipal de produção e abastecimento, Antonio Carlos.
Os Diálogos
A etapa dos Diálogos é parte direta da construção do Plano Estadual de Bioeconomia, sendo promovido no formato de encontros nos municípios do Amazonas, e dessa forma, reunindo agentes de instituições, comunidades e toda a sociedade civil em prol da elaboração do plano.