Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Polícia Civil se destaca no combate à violência contra a mulher com mais de 9 mil medidas protetivas solicitadas em 2024
Amazonas

Polícia Civil se destaca no combate à violência contra a mulher com mais de 9 mil medidas protetivas solicitadas em 2024

27 de janeiro de 2025
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Os números refletem o compromisso da instituição em salvaguardar a integridade das mulheres do Estado

FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM.

A polícia Civil do Amazonas (PC-AM) se destacou ao demonstrar compromisso no combate e prevenção à violência contra as mulheres, em 2024. Em todo o estado, a instituição solicitou mais de nove mil medidas protetivas em favor de vítimas de violência doméstica e familiar. Os planos para 2025 são intensificar o trabalho e dobrar os números para coibir cada vez mais os índices dessa prática criminosa.

Em Manaus, a atuação fica a cargo das Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs). E nos demais municípios o Departamento de polícia do Interior (DPI) atua por meio das Delegacias Especializadas de polícia (DEPs).

De acordo com a delegada Patrícia Leão, titular da DECCM centro-sul, as DECCMs centro-sul, norte/leste e sul/oeste, além de efetuar investigações e prisões, trabalham para conscientizar e encorajar as vítimas a denunciarem e solicitarem as medidas protetivas, mecanismo jurídico que PODE salvar vidas. Em 2024, cerca de 6,4 mil solicitações foram feitas à justiça em Manaus.

“Nos últimos anos, a polícia Civil, integrada a outros órgãos de proteção, tem feito um trabalho efetivo em prol das mulheres, seja com solicitações de medidas protetivas, prisões ou instaurando Inquéritos Policiais. A divulgação da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, mostra os serviços que oferecemos, fazendo com que a população confie no nosso trabalho, aumentando assim, o número de denúncias, solicitações de medidas e prisões”, mencionou.

Meio de proteção

A delegada Patrícia Leão explicou que medida protetiva de urgência é uma ordem judicial que tem como objetivo a proteção imediata da vítima contra riscos e ameaças, afastando-a do agressor e rompendo o ciclo de violência. O descumprimento das determinações judiciais, por parte do autor, PODE acarretar punição, incluindo a reclusão, conforme previsto por lei.

O Código Penal elenca cinco tipos de violência, explica a delegada, que se denunciadas, podem ser casos de solicitação de medida protetiva. São elas: violência física, que atinge a integridade corporal; violência psicológica, caracterizada com humilhações e constrangimentos; violência moral, praticada por meio de difamações e injúrias; violência patrimonial, que consiste em danos a bens materiais, documentos e recursos; e a violência sexual, que é qualquer conduta que force a mulher a manter práticas sexuais não desejadas.

FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM.

Segundo a delegada, as vítimas desses casos devem realizar a denúncia pelo número 180, Central de Atendimento à Mulher, ou pelo registro do boletim de ocorrência (BO) nas DECCMs ou qualquer unidade policial. Após a formalização da denúncia, a mulher é acolhida e ouvida em depoimento.

“Quando as vítimas em situação de violência procuram as Delegacias da Mulher, realizamos o acolhimento inicial, por meio do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), presente em todas as unidades especializadas. O Sapem é responsável por dar o apoio necessário a elas, seja assistencial, jurídico ou psicológico, além de as encorajarmos para que continuem na solicitação da ordem judicial de proteção”, diz Patrícia Leão.

Conforme a delegada, com o apoio da PC-AM, a vítima é encaminhada a um cartório para solicitar a medida protetiva. Dentro do prazo de 48 horas, deverá ser decidida pelo Poder Judiciário. Caso seja deferida, um oficial de justiça vai dar ciência da decisão, tanto para vítima quanto para o agressor.

Comprometimento

O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, destacou que no interior, as DEPs registaram cerca de 2,6 mil solicitações de medidas protetivas no âmbito da violência doméstica e familiar. Segundo o delegado, as medidas protetivas são passos essenciais na luta contra a violência.

“Comemoramos mais essa conquista para o interior do Amazonas. O DPI alcançou esse quantitativo histórico graças ao esforço dos policiais civis lotados nas unidades especializadas do interior. Esse número representa muito mais do que estatística, reflete o compromisso da nossa instituição em proteger as mulheres, garantindo que seus direitos sejam preservados e que possam viver sem medo”, afirmou.

De acordo com o delegado, o trabalho efetivo irá continuar e se intensificar em 2025. A polícia Civil está empenhada em coibir cada vez mais as práticas criminosas contra as mulheres em todo o Estado, e a meta é elevar esse número e ampliar o alcance da atuação, garantindo que nenhuma mulher do interior do Amazonas fique sem a proteção necessária.

“Com novos projetos, dedicação e integração com demais órgãos de proteção e segurança pública, vamos transformar a realidade de mais mulheres que sofrem em situação de violência. Seguimos firmes com metas maiores e na luta pela manutenção da segurança. A dignidade das mulheres é uma das prioridades da polícia Civil”, destacou.

As DEPs estão presentes em oito municípios do interior, distribuídos por diferentes regiões do estado. São eles: Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Humaitá, Tefé, Parintins, Itacoatiara e Manacapuru, (a 1.108, 852, 702, 590, 523, 369, 208 e 68 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Em Manaus, a DECCM centro-sul está situada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, e funciona em regime 24 horas.

A DECCM norte/leste está localizada na rua Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, zona norte.

A DECCM sul/oeste fica na rua Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul.

O post Polícia Civil se destaca no combate à violência contra a mulher com mais de 9 mil medidas protetivas solicitadas em 2024 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Centro de Lazer Noca e Maroca, na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores

Por administrador
Amazonas

Estudantes da rede estadual iniciam ano letivo no novo Centro de Educação de Tempo Integral em Autazes

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu após ser deixada em escola no bairro Parque 10

Por administrador
Amazonas

IML procura por familiares de Paulo José Goés

Por administrador
Amazonas

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

Por administrador
Amazonas

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Acesso B levam fé, Amazônia e empoderamento feminino à Avenida

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos e futebol de mesa movimentam o fim de semana com esporte, lazer e cidadania

Por administrador
Amazonas

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para 920 alunos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?