Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Policiais militares do Amazonas atuam em apoio à Operação Ágata Amazônia 2025
Amazonas

Policiais militares do Amazonas atuam em apoio à Operação Ágata Amazônia 2025

29 de maio de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 48 minutos

O subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, participa de visita operativa interagências durante a operação

FOTO: Suboficial Leme/Marinha do Brasil

Em apoio às ações da Operação Ágata 2025, das Forças Armadas Brasileiras, a polícia Militar do Amazonas (PMAM) atua com 10 policiais militares empregados nas ações de combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, além de ações de Cidadania às populações indígenas e ribeirinhas.

Os policiais militares designados para a operação são do efetivo dos Comandos de Policiamento Ambiental (CPAmb), Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE), com equipe da Companhia de Operações Especiais (COE). Os policiais do CPAmb e COE estão apoiando as ações de fiscalização nos rios Japurá e Puruê. E o efetivo do CPM está apoiando o posto de bloqueio e controle na rodovia BR-307, do município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus).

Na quarta-feira (28/05) e nesta quinta-feira (29/05), representantes de agências estaduais e federais, que compõem a operação, participam de uma visita operativa com o objetivo de avaliar as ações e acompanhar as atividades operacionais e sociais realizadas durante a operação.

FOTOS: Suboficial Leme/Marinha do BrasilRepresentando a PMAM, o subcomandante-geral da corporação, coronel Thiago Balbi, está acompanhando a comitiva que conta com autoridades do Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento, da Receita Federal, Força Nacional, polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícias Civil e Militar do Amazonas, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre outras.

“A polícia Militar do Amazonas, nos últimos anos, tem fortalecido a sua presença em ações e operações integradas não só com as Forças de Segurança do Estado do Amazonas, mas também com agências e instituições federais. Essa parceria e integração são importantes para desenvolvermos e ampliarmos as nossas ações no combate ao crime organizado, nas suas mais diversas frentes e na prevenção e repressão aos crimes ambientais”, esclareceu o subcomandante-geral.

Os representantes das instituições visitaram as Ações Cívico-Social (Acisos) em Japurá, no Navio Raposo Tavares, onde estava sendo realizado atendimento médico e odontológico à comunidade, e o Pelotão Especial de Fronteira (PEF) da Vila Bittencourt. As autoridades assistiram também à palestra do comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante João Alberto Lampert, e do contra-almirante Dirlei, sobre o planejamento e os resultados da Operação Ágata.

FOTOS: Suboficial Leme/Marinha do BrasilA Operação Ágata Amazônia 2025 é coordenada pelo Ministério da Defesa e conduzida pelo Comando Conjunto Apoena. As ações buscam assegurar a soberania e intensificar a presença do Estado na Amazônia, em ações subsidiárias de colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. Além disso, também presta assistência aos povos tradicionais (indígenas e ribeirinhos) nos mais distantes locais.

Até o momento, a Ágata Amazônia realizou mais de 45,9 mil assistências médicas e distribuiu cerca de 120 mil medicamentos a cerca de 67 comunidades.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Centros de Convivência promovem oficinas de criação de adereços e máscaras para o Carnaval

Por administrador
Amazonas

Serviços de atendimento à mulher da Sejusc funcionarão 24 horas por dia durante período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagens de quatro pessoas que desapareceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima preside primeira reunião do Codam em 2026 e aprova 44 projetos com R$ 810,9 milhões em investimentos

Por administrador
Amazonas

Policiamento ostensivo e aproximação com a população reduzem roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus

Por administrador
Amazonas

FVS-RCP alerta sobre a proibição da comercialização de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Por administrador
Amazonas

Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Enredos ancestrais e histórias de comunidade marcam ensaio técnico do Grupo Especial

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas abre processo seletivo com 265 vagas para Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima alinha ações estratégicas para enfretamento à cheia de 2026, durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais

Por administrador
Amazonas

Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?