Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Policlínica Codajás celebra oito anos do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros
Amazonas

Policlínica Codajás celebra oito anos do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros

16 de outubro de 2025
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Evento, que reuniu profissionais, usuários e grupos sociais, homenageou a médica Daria Neves

Foto: Evandro Seixas / SES AM

A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (16/10), uma programação especial em comemoração aos oito anos do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros. Com o tema “Nossa saúde, nossa conquista: 8 anos de protagonismo coletivo”, o evento reuniu profissionais do setor, usuários do espaço e representantes da comunidade LGBTQIA+, para celebrar as conquistas e o compromisso do projeto com a inclusão social.

Durante a cerimônia, a secretária Executiva de Atenção Especializada e Políticas de saúde da SES-AM, Laís Moraes, destacou o compromisso da gestão estadual com a construção coletiva e participativa das políticas públicas de saúde. “A organização da saúde no Estado precisa ser construída junto com os profissionais, os usuários e a sociedade civil. Esse ambulatório é fruto dessa UNIÃO, traduzida em luta, voz, firmeza e amor”, afirmou.

O ambulatório conta com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, ginecologistas, endocrinologistas, fonoaudiólogos e outros especialistas.

De acordo com Daniela Dantas, coordenadora do serviço, o ambulatório atua de portas abertas, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. “A unidade funciona de forma integrada, com uma equipe multiprofissional que assegura acolhimento, escuta qualificada e cuidado às pessoas trans e à comunidade em geral. Nosso compromisso, junto à SES-AM, é garantir atendimento a todas as pessoas que necessitem de acompanhamento especializado”, destacou.

O evento contou, ainda, com a presença de Alison Martins, médico e gerente clínico da Policlínica Codajás; André Machado, professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Daniela Dantas, psicóloga e coordenadora do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros; Maria Guedes Crozara, médica mastologista da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/HUGV) e Michel Oliveira, vice-presidente da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (ASSOTRAM).

Foto: Evandro Seixas / SES AM

Políticas públicas

A SES-AM conta com Coordenação Geral de Promoção da Equidade em saúde e a Coordenação Estadual de saúde Integral LGBTI+, responsáveis por implementar e ampliar a Política Estadual de saúde Integral LGBTI+, fortalecendo o controle social e o enfrentamento à lgbtfobia e à transfobia no Sistema Único de saúde (SUS).

O coordenador estadual de saúde Integral LGBTI+, Anthony Moreira, destaca o papel da coordenação. “Nosso papel é trabalhar na identificação das demandas locais e regionais, na qualificação da atenção à saúde e no encaminhamento de propostas que ampliem a inclusão e o acesso da população LGBTI+ aos serviços de saúde em todo o Estado”, afirmou.

Em parceria com o Núcleo de ensino, Pesquisa e Extensão em Assistência à saúde LGBT+ da UEA, a SES-AM apoia projetos voltados à promoção da saúde dessa população, como o Transodara, destinado a mulheres trans e travestis, e o Transelus, que atende pessoas LGBTI+ com útero, com foco no combate ao HPV e outras ISTs.

Legado e inovação

Entre as ações em andamento na REDE estadual estão a habilitação do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros junto ao Ministério da saúde, a organização do fluxo do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para cirurgias de afirmação de gênero, a elaboração de uma Nota Técnica sobre o acesso ao Processo Transexualizador e a aquisição de medicamentos específicos pela Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA).

A médica Daria Neves, homenageada durante o evento, foi reconhecida como uma das principais responsáveis pela consolidação do serviço. Ela implementou o uso do Telessaúde, em parceria com a UEA, para ampliar o acolhimento e o acompanhamento remoto de pacientes ribeirinhos e indígenas.

A iniciativa foi reconhecida nacionalmente, com o I Prêmio Verônica de Oliveira, no 16º Congresso Internacional da REDE Unida. “O ambulatório completar oito anos é uma vitória para a comunidade. A Dra. Daria foi pioneira e abriu caminhos para que tivéssemos acesso à saúde com respeito e dignidade”, destacou durante o evento Wendy Lady, paciente e cantora.

Foto: Evandro Seixas / SES AM

história

Referência no Amazonas, o Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros foi inaugurado em 2017, e vem se consolidando como um espaço de escuta, acolhimento e construção de trajetórias de afirmação de gênero. Em 2018, o serviço foi institucionalizado pela Resolução nº 6 do Conselho Estadual de saúde Pública, e em 2019 consolidou sua equipe multiprofissional.

Mesmo durante a pandemia, o ambulatório manteve suas atividades e ampliou o alcance de suas ações.

Em 2024, realizou a 1ª Jornada Multiprofissional de Cirurgias de Modificações Corporais em Pessoas Trans e Intersexo, marco histórico na ampliação do cuidado integral.

A SES-AM reafirma seu compromisso com a promoção da equidade, o acesso universal ao Sistema Único de saúde (SUS), garantindo que o atendimento seja cada vez mais inclusivo e humanizado.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?