Como parte do compromisso de descentralizar a atuação da Guarda Municipal e fortalecer a segurança na capital, o prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta sexta-feira, 28/3, visitas técnicas a três novas bases operacionais da corporação. A primeira unidade, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, será entregue na próxima semana.
As outras duas estruturas inspecionadas foram a base central, em instalação na avenida Ramos Ferreira, no bairro Aparecida, zona Sul, e a base da zona Leste, que ficará no bairro São José. Segundo o chefe do Executivo municipal, até o final deste ano, Manaus contará com seis bases operacionais descentralizadas, garantindo maior presença da Guarda Municipal em diferentes áreas da cidade.
“A manhã de hoje, nós destinamos para fazer visitas às três primeiras bases operacionais da Guarda Municipal. Estivemos na zona Oeste, na Ponta Negra, onde vamos entregar a unidade já na próxima semana, e na base central, na Ramos Ferreira, no bairro Aparecida. Aqui na zona Leste, no São José, temos um complexo de estruturas da prefeitura, e este será o local da nossa base operacional Leste. Muito em breve, chegaremos também à zona Norte e, assim, alcançaremos, até o final do ano, as seis bases operacionais descentralizadas da Guarda Municipal. É mais segurança para a população de Manaus”, destacou o prefeito David Almeida.
A implantação das novas unidades faz parte da estratégia da gestão municipal de ampliar o suporte às ações da Guarda Municipal, a fim de garantir infraestrutura adequada para os agentes e facilitar o atendimento às demandas da população.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira, reforçou a importância do projeto. “A determinação do prefeito é descentralizar a atuação da Guarda Municipal. Hoje, temos o nosso ‘QG’ e, agora, estamos expandindo para diferentes áreas da cidade. Essas bases operacionais serão núcleos descentralizados, equipados com central de monitoramento, refeitório, espaço administrativo e atendimento à população. Além disso, a Central do 199 permitirá um atendimento mais ágil, com a localização precisa das viaturas por GPS. Dessa forma, estamos fortalecendo a presença da Guarda Municipal e trazendo mais segurança para todos”, explicou.
A iniciativa faz parte de um dos eixos estratégicos da gestão do prefeito David Almeida, que busca ampliar as políticas públicas de segurança em Manaus, assegurando maior proteção aos cidadãos e valorização dos agentes da Guarda Municipal.
— — —
Texto – Emanuelle Baires / Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC6Zbu