Em entrevista ao vivo, concedida nesta segunda-feira, 26/5, ao jornalista Fábio Melo, na Rede Tiradentes, o prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou um verdadeiro “raio-x” da gestão municipal e anunciou novos investimentos que já estão em curso ou prestes a sair do papel. São ações estruturantes, organizadas dentro do planejamento estratégico que guia a administração municipal, com sete eixos que norteiam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Tudo o que estamos fazendo é fruto de planejamento. Não estamos improvisando: temos uma visão clara de cidade, e cada obra, cada concurso, cada projeto tem lugar nesse plano de transformação de Manaus”, destacou o prefeito.
Entre os destaques estão a realização de três concursos públicos, grandes obras de mobilidade urbana, investimentos em habitação, infraestrutura e o fortalecimento de parcerias com o governo federal e parlamentares comprometidos com a capital.
O chefe do Executivo municipal confirmou que a prefeitura lançará, até o início de 2026, os três concursos públicos, e o da Secretaria Municipal de Educação (Semed) deve ser o primeiro, previsto para janeiro de 2026. “Estamos formatando os editais com responsabilidade e dentro da capacidade orçamentária do município. Muito provavelmente o da Semed já acontece em janeiro”, explicou.
Questionado sobre os desafios da malha viária, o prefeito foi categórico: mais de 3.200 ruas foram recapeadas e 2.700 recuperadas, números que mostram o maior programa de infraestrutura viária da história de Manaus. “O último inverno foi muito rigoroso, mas já iniciamos um amplo programa de recuperação de ruas e avenidas”, informou.
De acordo com ele, a meta, com apoio de emendas parlamentares e recursos de um empréstimo em fase final de contratação com o Banco do Brasil, é recuperar todas as vias danificadas pelas chuvas intensas dos últimos meses.
Investimentos estruturantes
Obras emblemáticas foram destacadas, como a duplicação da avenida do Turismo, o recapeamento da avenida Djalma Batista, Brasil, Camapuã, Itaúba e a requalificação de ruas históricas, como Carvalho Leal e Castelo Branco. Além disso, o complexo viário Rei Pelé será entregue em 16 de junho, devolvendo à zona Leste a tradicional rotatória do Produtor, agora como espaço de lazer, cultura e convivência. “Vamos devolver a bola do Produtor à população, com áreas de lazer, zumba, basquete, caminhada e uma arena para lutas”, detalhou.
Habitação
A habitação também avança com força: dois conjuntos com 576 moradias, cada, serão entregues ainda em 2025, sendo um no Parque das Tribos e outro na avenida do Turismo. Mais cinco conjuntos estão em obras, com previsão de entrega ao longo de 2026, com contrapartida da prefeitura. “Estamos investindo R$ 100 milhões em contrapartidas municipais para viabilizar mais de R$ 1 bilhão em recursos federais, no maior programa habitacional da cidade”, afirmou.
O gestor municipal também destacou que a Prefeitura de Manaus vai entregar, a partir do programa “Manaus Minha Terra”, um novo bairro planejado, com 3.600 lotes no Lago Azul, zona Norte. “Estamos trabalhando para a diminuição do déficit habitacional. Atualmente, temos 180 mil inscritos em nosso banco de dados que serão selecionadas dentro de um padrão que é determinado pela Caixa Econômica Federal e governo federal, e dentro dessa seleção eles vão fazer a escolha das pessoas que serão as contempladas, tanto com os apartamentos quanto com os lotes de terras urbanizados”, esclareceu.
#paratodosverem prefeito David Almeida destacou avanços na habitaçãoMais projetos
Entre os novos equipamentos públicos em fase de projeto ou licitação, o prefeito anunciou: o Aquário Municipal de Manaus, com espécies amazônicas, no Centro; o Hospital Municipal, que já está com recursos garantidos; e a Cidade do Autismo, projeto pioneiro para acolhimento e atendimento especializado.
Gestão com rumo e entrega
A entrevista reforçou o ritmo intenso da Prefeitura de Manaus, que atua com base em um planejamento de longo prazo, focado em sustentabilidade, infraestrutura, inclusão, modernização, qualidade de vida, desenvolvimento social e econômico, os sete eixos que estruturam a atual gestão.
“Temos planejamento, foco e responsabilidade. Estamos transformando Manaus com obras, programas sociais e oportunidades reais para a população. Seguimos prestando contas ao povo, que é nosso verdadeiro patrão. E o melhor ainda está por vir”, concluiu David Almeida.
— — —
Texto – Emanuelle Baires / Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom