O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, vistoriaram, nesta segunda-feira, 26/5, o complexo viário Rei Pelé, na zona Leste da capital. A estrutura, que alcança 98% de conclusão, está prevista para ser entregue no dia 16 de junho, dentro do cronograma estabelecido pela prefeitura.
Durante a visita técnica, o chefe do Executivo municipal explicou a complexidade do projeto, que vai revolucionar a mobilidade urbana da região com a implantação de dois túneis sob a tradicional rotatória do Produtor, na avenida Itaúba. Um deles vai ligar diretamente a Itaúba à avenida Camapuã, enquanto o outro permitirá o acesso à Grande Circular, otimizando o fluxo viário em um dos pontos mais movimentados da cidade.
“A rotatória do Produtor volta a existir e vai continuar funcionando normalmente. Por baixo dela, vão passar dois túneis: um no sentido Itaúba–Camapuã e outro no sentido Itaúba–Grande Circular. São quase 250 metros de túnel. Essa é a grande novidade e mostra o nosso compromisso com a modernização da cidade”, afirmou o prefeito.
A obra superou entraves como redes de alta tensão, drenagem antiga e lençóis freáticos que exigiram adaptações técnicas durante a execução. “A obra física será entregue no fim de maio. Em junho, entra a parte de urbanismo, paisagismo e sinalização. É o último esforço antes da entrega total”, adianta o vice-prefeito Renato Junior.
Com equipes atuando dia e noite, inclusive de madrugada, o trecho entra na fase final de acabamento: terraplanagem da parte superior e desfôrma dos últimos tabuleiros concretados. Projeções da Seminf estimam que cerca de 5 mil veículos por hora passem por ali.
EstruturaAlém do impacto na mobilidade, o complexo viário Rei Pelé também vai oferecer novos espaços de lazer e convivência para a população. O projeto contempla pista de skate, pista de caminhada, quadra de basquete, área para aulas de zumba e arena para lutas, transformando a área em um novo pólo de atividades esportivas e recreativas.
Com a obra prestes a ser finalizada, o gestor municipal reforçou que o investimento é parte de um plano maior de reestruturação viária da capital. “Estamos cumprindo com o que prometemos. Manaus vive um novo momento de transformação e desenvolvimento urbano, com obras que melhoram a vida das pessoas”, concluiu.
— — —-Texto – Emanuelle Baires / Semcom e Alessandra Taveira/Vice-PrefeituraFotos – Dhyeizo Lemos / Semcom e Carlos Oliveira/Vice-Prefeitura