As obras de infraestrutura da Prefeitura de Manaus seguem avançando nos bairros da capital. Nesta sexta-feira, 18/7, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciaram intervenções no Japiim, um dos bairros mais tradicionais da cidade, localizado na zona Sul. A ação visa resolver problemas históricos de drenagem e trazer mais segurança e qualidade de vida aos moradores.
De acordo com o prefeito em exercício e secretário de Obras, Renato Junior, o objetivo da gestão é solucionar os problemas de drenagem de forma definitiva. “Estamos atuando com foco na prevenção e na recuperação da malha urbana. A determinação do prefeito David Almeida é combater as causas dos alagamentos e devolver a tranquilidade à população. Essas obras representam nosso compromisso com uma Manaus mais segura, mais eficiente e com mais dignidade para quem vive aqui”, afirmou.
Na rua Doutor Odilon, os trabalhos começaram com a desobstrução de caixas coletoras e da rede de drenagem profunda. A galeria da via encontrava-se comprometida devido a ligações clandestinas que provocaram o rompimento da tubulação. Técnicos da Seminf iniciaram o serviço com a utilização de uma vareta, equipamento inserido pela caixa coletora para identificar o ponto de obstrução e, em seguida, deram início à desobstrução com o apoio de um caminhão hidrojato, que suga a água acumulada e libera a passagem com jatos de alta pressão.
Após a limpeza da galeria subterrânea, os operários seguem com a manutenção de cerca de 80 metros de extensão da drenagem, incluindo a troca e o anelamento da tubulação danificada.
Moradores da área comemoram a chegada das equipes. Morador da rua há mais de 20 anos, o mestre de obras Roberto Lopes, de 44 anos, relatou o alívio em ver o problema sendo resolvido. “Procurei o distrito de obras porque a situação estava insustentável. Agora, ver essa resposta tão rápida e esse serviço bem feito, é gratificante. A gente só tem a agradecer à prefeitura”, disse.
Paralelamente, outra frente atua na rua Mutuca, também no Japiim, com a recuperação de 18 metros de galeria subterrânea, que envolve a substituição de oito tubos e o anelamento e manutenção de 10 metros da tubulação. A obra será finalizada com a reconstrução da calçada, instalação de meio-fio, sarjetas e sistema de drenagem superficial, para garantir o escoamento correto das águas pluviais até as galerias.
A empreendedora Socorro Cavalcante, de 58 anos, moradora da rua Mutuca, também fez questão de agradecer pela ação. “É uma vitória para nós, moradores, vermos um serviço que está sendo feito com seriedade. Agradeço à prefeitura e a todos os trabalhadores que estão aqui todos os dias”, declarou.
As intervenções fazem parte de um amplo plano de reestruturação da infraestrutura urbana da capital, coordenado pela Seminf, com foco em áreas historicamente afetadas por problemas de drenagem e falta de manutenção adequada.
— — —
Texto – Eduarda Lira/Seminf
Fotos – Alessandro Araújo/Seminf