A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), encerrou, nesta quarta-feira, 27/8, a rodada de reuniões devolutivas das setoriais do ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) 2025. Os encontros aconteceram no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), no Centro, reunindo artistas e representantes de todos os segmentos culturais do município.
Durante três dias de programação, foram debatidas as contribuições apresentadas nas escutas públicas de junho, que servirão de base para a elaboração das modalidades dos próximos editais da Pnab. O processo reforçou o compromisso da Prefeitura de Manaus em assegurar a participação direta da classe artística na formulação das políticas culturais municipais.
De acordo com o presidente do Concultura, Tony Medeiros, a etapa consolida um importante exercício democrático. “Essas devolutivas permitiram ouvir os artistas, responder às demandas levantadas e garantir que a Prefeitura de Manaus cumpra a legislação, chamando cada segmento a participar ativamente da construção dos editais. É Cidadania cultural na prática”, destacou.
Com a conclusão das devolutivas, o Concultura dará sequência à elaboração do Plano de Ação da Pnab 2025, que norteará o fomento aos diversos setores artísticos da cidade.
— — —
Texto – Ismael Oliveira/Concultura
Fotos – Mateus Santos/Concultura