A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e cidadania (Semasc), vem intensificando as ações voltadas ao atendimento da população em situação de rua, com foco especial na região central da capital. As iniciativas integram uma estratégia permanente, articulada e intersetorial de enfrentamento às situações de risco pessoal e social enfrentadas por esse público.
Atualmente, o município conta com o Serviço Especializado de abordagem social que atua, de forma ininterrupta, de segunda a sexta-feira, das 7h à 0h, e nos fins de semana e feriados, das 7h às 17h. O serviço pode ser acionado, por meio do Disque direitos humanos, pelos números 0800 092 6644 ou 0800 092 1407. Entre as principais atividades estão o mapeamento de territórios, a escuta qualificada e o encaminhamento dos usuários à rede socioassistencial.
A Semasc também mantém o centro de referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), que oferece alimentação, higiene, guarda de pertences, atendimento técnico e encaminhamentos para outros serviços essenciais, a partir da atuação das secretarias municipais de Saúde (Semsa) educação (Semed) e trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi), entre outros. Com o objetivo de ampliar o alcance do atendimento e facilitar o acesso da população, a prefeitura já estuda a transferência do equipamento para a área central da cidade.
Complementando a rede de proteção, os serviços de acolhimento institucional (SAI) Amine Daou e o Emergencial (SAE) Gecilda Albano, os quais funcionam 24 horas por dia, oferecendo abrigo temporário e planos de atendimento individualizado para pessoas adultas em situação de rua.
A Semasc também integra o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (Ciamp) e participa do programa “Plano Ruas Visíveis”, do governo federal, ao qual o município aderiu em dezembro de 2024. A iniciativa serve como base para a construção e implementação do Plano Municipal de Direitos da População em Situação de Rua de Manaus.
Diante do crescimento da população em situação de rua em Manaus, a Semasc tem reforçado a importância da atuação conjunta entre diferentes órgãos públicos, para garantir um atendimento mais eficaz e humanizado. De acordo com o secretário da pasta, Saullo Vianna, a complexidade das causas que levam uma pessoa a viver nas ruas exige uma resposta integrada do poder público.
“Atualmente, observa-se um aumento significativo da população em situação de rua na cidade, motivado por diversos fatores, como a ruptura de vínculos familiares, o uso abusivo de substâncias psicoativas e a falta de oportunidades de inserção social e profissional. Nossas equipes técnicas atuam diariamente no atendimento a esse público, mas reforçamos a importância de um trabalho articulado entre as áreas de assistência social, saúde e segurança pública para garantir respostas mais efetivas e integradas”, destaca Saullo.
A secretaria também realiza mapeamentos regulares e ações emergenciais. Um grupo de trabalho intersetorial foi criado para desenvolver estratégias específicas para esses territórios, com ações já iniciadas em maio deste ano.
No primeiro semestre de 2025, foram realizadas sete ações interinstitucionais, em parceria com órgãos das esferas municipal, estadual e judiciária, com foco em territórios de maior vulnerabilidade social, como o centro histórico. As ações seguem em continuidade no segundo semestre, reforçando o compromisso com a proteção social.
— — —
Texto – Lucas Batista / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc e Clóvis Miranda / Semcom