Em meio à campanha “Janeiro Branco”, mês de conscientização sobre saúde mental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta quinta-feira, 16/1, a oficina “Cuidados com a Saúde Mental”, voltada para mulheres em situação de violência doméstica atendidas pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), na zona Centro-Sul.
A iniciativa visa oferecer um espaço para compartilhar experiências e desenvolver habilidades de autocuidado, promovendo recuperação de traumas e prevenção da reincidência da violência, o que contribui para saúde mental das participantes.
“Infelizmente, muitas dessas participantes desenvolvem doenças mentais, como depressão, ansiedade e transtorno estresse pós-traumático. Por isso, a oficina pretende abordar essas questões, fornecendo ferramentas para autoestima e resiliência”, destacou a coordenadora do equipamento, Elianne Domingues.
A psicóloga do CRDM, Doralice Costa, ressaltou a importância da oficina e da campanha principalmente para mulheres sobreviventes de situações de violência. “Essas atividades promovem superação de traumas, fortalecimento da autoestima e resiliência por meio de dinâmicas, rodas de conversa e apoio emocional especializado. Isso empodera essas mulheres a superar a fragilidade emocional, prevenir reincidência da violência e reconstruir suas vidas”, frisou.
A participante L.S, 36 anos, compartilhou sua experiência, destacando que participa das atividades do espaço há quase um ano e que a nova rotina tem mudado sua vida.
“As oficinas mensais e consultas me ajudaram a superar muitos problemas, incluindo depressão. O trabalho emocional desenvolvido aqui é fundamental para nos conhecermos melhor, renovarmos as energias e evitar até o pior”, concluiu.
– – – Texto – Igor Costa / SemascFotos – Diego Lima / SemascDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBYiDy