No primeiro dia da programação comemorativa aos 356 anos da capital amazonense, realizada pela Prefeitura de Manaus, a base de atendimento médico da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) instalado na alameda Alphaville, na zona Norte da cidade, realizou 29 atendimentos em saúde.
As ocorrências envolveram o uso abusivo de álcool, ansiedade e mal-estar geral.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) realizou duas remoções, uma por crise de ansiedade e outra por ingestão excessiva de bebida alcoólica.
Na Ponta Negra, onde ocorreu o “Aniversário Gospel”, houve apenas um atendimento local sem gravidade.
A assessora técnica da subsecretaria de Gestão da saúde, enfermeira Aldeniza Araújo, chama a atenção para medidas necessárias, para que o evento, que prossegue nesta sexta-feira, 24/10, no sambódromo, com o “Boi Manaus”, seja marcado pela diversão.
“Recomendamos que as pessoas se alimentam bem, se hidratem, usem roupas leves e evitem o abuso de bebidas alcoólicas para que essa grande festa seja marcada pelos bons acontecimentos“, ressalta a enfermeira.
A Semsa mobilizou 120 servidores para atuar na programação do aniversário de Manaus.
Nesta sexta-feira e no sábado, 25/10, equipes multiprofissionais que envolvem médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e servidores da área administrativa estarão concentrados na base de atendimento médico, instalado no sambódromo, para prestar a assistência em saúde quando for necessário.
A Semsa também acionou duas ambulâncias do Samu, sendo uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado para os casos que exigirem deslocamento para unidades de urgência e emergência.
A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) também estará presente ao longo do evento. Os fiscais irão monitorar a segurança sanitária dos produtos, serviços e instalações disponibilizados ao público nos dois dias de Boi Manaus. Serão mobilizados 11 servidores das gerências de Vigilância de Alimentos, Vigilância de Serviços e de Engenharia Sanitária.
A Visa reafirma a importância da população na denúncia de irregularidades relacionadas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.Ouvidoria@gmail.com.
— — —
Texto e fotos – Divulgação/Semsa

