A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima) e em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou ação em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, neste domingo. O evento ocorreu, neste sábado, 25/1, no Parque Verde da Juventude Campo Dourado, na rua Laredo, bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.
Na manhã deste sábado, os moradores do entorno do parque receberam orientações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypt, vetor da dengue; sobre a preservação do sauim-de-coleira e de como lidar com o caramujo africano, espécie que pode transmitir doenças como a meningite e hepatite. No local, houve o plantio e a doação de mudas de espécies frutíferas, arbóreas, ornamentais e medicinais.
As ações foram direcionadas a crianças e adultos moradores do bairro Cidade Nova, que puderam contar com as orientações essenciais neste período chuvoso, que é propício para a proliferação de caramujos africanos e mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a chikungunya. A dona de casa Soraia Ramos levou dois de seus cinco filhos para a ação e afirmou que procura cuidar do seu quintal, evitando o acúmulo de resíduos e respeitando o horário da coleta. “É para não acumular lixo. Muito mosquito e caramujo. Dá demais!”, explicou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima, Fransuá Matos, participou da ação e destacou a importância do protagonismo da população na conservação do meio ambiente. “A educação ambiental gera frutos, quando a população ajuda na proteção do meio ambiente e tem atitudes para evitar os vetores de doenças como o caramujo africano e o Aedes aegypt, este é um dos motivos de nossas ações junto às comunidades, com equipes nas ruas, por determinação do prefeito David Almeida”, finalizou.
Programa de Educação Ambiental
Por meio do Programa de Educação Ambiental da Prefeitura de Manaus, as ações de combate ao caramujo africano, de combate ao vetor da dengue, e a ação de sensibilização para a preservação do saium-de-coleira são realizadas, semanalmente, em um bairro e zona distinta da capital, pela equipe de Educação Ambiental da Semmasclima, beneficiando a população que frequenta unidades básicas de saúde, escolas, feiras e demais espaços públicos.
Nos últimos quatro anos da gestão pública municipal, foram realizadas 940 ações por meio da divisão de Educação Ambiental da Semmasclima. A secretaria também disponibiliza equipe para realizar palestras orientativas, conforme demanda, que pode ser formalizada via ofício junto à Semmasclima, pelo e-mail: [email protected].
— — —
Texto e fotos – Taianna Castro/Semmasclima