Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura de Manaus recebe dossiê de trabalho para candidatura do Teatro Amazonas como patrimônio mundial da Unesco
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recebe dossiê de trabalho para candidatura do Teatro Amazonas como patrimônio mundial da Unesco

1 de abril de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), recebeu, nesta terça-feira, 1º/4, o dossiê que servirá de base para avaliação ao reconhecimento internacional do Teatro Amazonas e do Teatro da Paz (PA) à candidatura na Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a educação, Ciência e Cultura (Unesco). A oficialização foi feita pelo Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan), na agenda integrada de compatibilização de serviços para a candidatura, oficializada em janeiro deste ano.

A reunião aconteceu no Palacete Provincial, no Centro, zona Sul. A proposta será submetida à avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial, formado por 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco. Se cumpridos os requisitos demandados, a candidatura poderá compor a pauta do comitê para o potencial reconhecimento do bem cultural.

A oficialização da candidatura, em parceria estreita com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), é marcada pela entrega do dossiê com documentos elaborados por um grupo técnico formado pelo Iphan, pelas secretarias de cultura dos estados do Amazonas e do Pará e das secretarias de cultura dos municípios de Belém e Manaus, além da própria comunidade.

No caso do Implurb, as ações iniciais foram de levantamento do sistema cadastral do entorno imediato do patrimônio cultural, do largo de São Sebastião e quarteirões que ladeiam a edificação.

“É uma candidatura única, dos dois teatros, e ela vai contar a história dos bens imóveis, mostrando o desenvolvimento na Amazônia, na época da borracha, quando foram construídos. Hoje, tivemos a primeira reunião do grupo de trabalho para a apresentação do dossiê, onde serão desenvolvidas uma série de trabalhos, em parceria, a várias mãos, um compromisso que envolve os governos federal, estadual e municipal, além da própria comunidade”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

“Este trabalho tem a importância do reconhecimento do bem cultural. Um bem que está no nosso imaginário, constantemente. Em quase todas as logomarcas aparecem referências a este grande patrimônio, seja a cúpula, as escamas, os ornatos. Ele sempre está permeando o nosso imaginário, promovendo o sentimento de pertencimento. Quando uma população identifica aquilo como importante, tende a abraçar, preservar e a criar caminhos para que as futuras gerações possam conhecer e dar valor. E fazemos parte desta história”, disse.

Para a superintendente do Iphan-AM, Beatriz Calheiro, a reunião preparatória visa receber o consultor do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), que estará em Manaus e em Belém, indo aos teatros da Amazônia. “Então, nos preparamos para receber este representante na missão, para avaliar aquilo que a gente colocou como bem universal e excepcional no dossiê, assim como os elementos históricos, os atributos que tem a arquitetura, além do plano de gestão. Caso sejam aprovados em 2026 com o reconhecimento a patrimônio mundial, vamos colocar o plano de gestão em prática, para continuar cuidando desse bem com uma gestão compartilhada”, disse Beatriz.

Dossiê

O dossiê será analisado pela Unesco, a partir de critérios que demonstram o valor universal excepcional do bem cultural seriado, sua autenticidade e integridade. A candidatura pelo reconhecimento da Unesco para estes dois extraordinários patrimônios arquitetônicos, no coração da Amazônia urbana, tem um valor mais do que simbólico para o Brasil.

Caso sejam reconhecidos pela Unesco, os Teatros da Amazônia integrarão a lista de Patrimônio Mundial Cultural, que já conta com 15 bens culturais brasileiros chancelados e um cultural e natural.— — –Texto – Claudia do Valle / Implurb e DivulgaçãoFotos –  Divulgação

Tags:Prefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 358 vagas de emprego nesta sexta-feira, 7/11

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeito anuncia início da programação do Tecnogame

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida anuncia novo concurso da CGM

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras do ‘Plano de Verão’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura registra seis ocorrências durante as chuvas desta quinta

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Manaus avança na pauta climática

Por administrador

Ação de saúde na abertura do ‘Novembro Diabetes Azul’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove manhã de saúde para idosos

Por administrador

‘Plano de Verão’ realiza reparo asfáltico em ruas do bairro Tarumã

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus marca Dia da Malária nas Américas com orientação às comunidades rurais

Por administrador

Prefeitura realiza fiscalização em transporte executivo

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Alerta para possibilidade de chuvas intensas nesta quinta-feira, 6/11

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?