De janeiro a setembro de 2025, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), teve alta de 19,6% nas irregularidades verificadas pela Divisão de Controle (Dicon), junto à Gerência de Fiscalização de Postura (GFP), somando 1.316 ocorrências, contra 1.100 do ano anterior.
Nos primeiros nove meses do ano, o instituto registrou 66 infrações; 13 embargos; quatro interdições e seis demolições administrativas na GFP. Somente em setembro, a Dicon teve incremento de 104% nas notificações, com 192 registros, contra 94, de 2024.
Já na Gerência de fiscalização de obras (GFO), o Implurb registrou, no acumulado, 2.364 notificações, aplicando, ainda, 257 multas; 321 embargos; 124 interdições e 4 demolições administrativas.
Fiscalização
As fiscalizações são realizadas pelas gerências da Dicon, por meio de denúncias, demandas de órgãos municipais e estaduais, e rota diária da equipe de fiscais nas ruas.
“Cada cidadão é parte fundamental na construção de uma cidade mais humana e organizada. Ao respeitar os espaços públicos, contribuímos para a mobilidade, a convivência e a beleza de Manaus. A urbanidade se faz no dia a dia, com consciência e colaboração”, ressaltou o diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro.
Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque denúncia, pelo 3673-9305 (segunda a sexta, de 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos), ou pelo 161 (segunda a sexta, de 8h às 14h), ou pelo e-mail disquedenuncia.Implurb@Manaus.am.gov.br
— — —
Texto – Claudia do Valle / ImplurbFotos – Maxwell Oliveira/ Implurb