Com o tema “Zuzu e a Tela Brilhante e o Cupuaçu Mágico”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), promoveu, nesta sexta-feira, 17/10, o encerramento da “Semana do Livro Infantil” no Centro Municipal de educação infantil (Cmei) Abelhinha, localizado no bairro Coroado 2, zona Leste da capital. A unidade, que atende 440 crianças nos turnos matutino e vespertino, marcou o fim de uma semana repleta de atividades voltadas à valorização da leitura e do universo literário.
A programação, desenvolvida entre os dias 13 e 17/10, foi realizada em todas as unidades de ensino da REDE municipal, especialmente nas que atendem à educação infantil e aos anos iniciais (1º ao 5º). A iniciativa teve como objetivo incentivar o hábito da leitura desde os primeiros anos escolares, por meio de ações pedagógicas e culturais que estimulam o imaginário das crianças.
O subsecretário de Gestão Escolar da Semed, Dalmir Salazar, ressaltou a importância do momento para pais, crianças e professores.
“Esse é um momento muito importante para o incentivo ao hábito da leitura. Sabemos que a tecnologia tem avançado e ocupado muito espaço, mas isso não deve ser o principal. Precisamos preservar e estimular sempre o gosto pela leitura e pela escrita, e esse processo começa agora, na educação infantil. A tecnologia não PODE substituir a educação tradicional, pois, em breve, essas crianças irão se deparar com provas escritas e atividades de leitura”, destacou Dalmir.
Durante a semana, as crianças participaram de contações de histórias, dramatizações, rodas de leitura, apresentações artísticas e oficinas criativas, que promoveram momentos de diversão e aprendizado. As atividades buscaram aproximar os estudantes do mundo dos livros, despertando o interesse pela literatura de forma lúdica e envolvente.
Para a gestora da unidade, Regina Coeli, trabalhar a “Semana do Livro Infantil” é um momento importante para reforçar a importância da leitura entre as crianças.
“A leitura deve ser incentivada desde os primeiros anos de vida. A mensagem que fica desta semana é uma reflexão sobre o valor do brincar e do imaginar em um mundo em que as crianças passam tanto tempo diante das telas. Por isso, reforçamos a importância de aproximar os pequenos dos livros, despertando desde cedo o prazer pela leitura”, destacou Regina.
A autora do livro “O Cupuaçu Mágico”, Márcia Regina Rejane Medeiros, contou que a obra foi inspirada em duas histórias que marcaram sua infância.
“Esta obra surgiu justamente de uma história que existia apenas na minha imaginação. Ao contá-la percebia o interesse e a curiosidade dos pequenos, pois estimula bastante a criatividade. Ver meu livro sendo apreciado e lido pelas crianças trouxe uma enorme satisfação”, concluiu Regina.
— — —
Texto – Jorgiane Castinares/Semed
Fotos – Divulgação/Semed