Verificar documentação, condições dos veículos e existência de autorizações foram alguns dos objetivos da operação “Transporte Legal” que fiscalizou táxis, micro-ônibus executivos e demais modais na tarde de segunda-feira, 28/4, e na manhã desta terça-feira, 29/4, na zona Sul de Manaus. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para oferecer mais serviços de qualidade à população. As operações resultaram na retirada de sete veículos irregulares retirados das ruas da cidade.
Durante a operação realizada nesta terça, 30 veículos dos modais táxis e ainda fretes clandestinos foram abordados que resultaram na apreensão de três e ainda na autuação de sete veículos. A ação ocorreu na rua Wilkens de Matos, no bairro Cachoeirinha.
Na segunda-feira, 28/4, a operação ocorreu na avenida Floriano Peixoto, Centro, e os fiscais de transporte e agentes de trânsito do IMMU abordaram 45 veículos, autuaram seis e ainda apreenderam quatro, por irregularidades.
Entre as principais irregularidades constatadas pelos fiscalização estão licenciamento atrasado, veículo fora da vida útil e, por isso, realizava serviço sem licença, serviço de táxi sem autorização do órgão gestor (clandestino), licenciamento anual vencido, carteira de habilitação vencida e ainda frete carga sem autorização do órgão gestor.
O chefe da divisão de Fiscalização de Transporte do IMMU, Waldir Júnior, frisou a importância da operação.
“A Prefeitura de Manaus, por meio do IMMU, intensificará a fiscalização em todos os modais que fazem o transporte na cidade de Manaus. Continuamos recebendo reclamações a respeito do transporte irregular em todas as áreas da capital. É importante que as pessoas saibam que os veículos irregulares não passam por vistorias e nem oferecem a devida segurança a quem utiliza esse tipo de transporte”, frisou.
— — —
Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Divulgação/IMMU