Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura informa que autorização para aquisição gratuita de absorventes pode ser emitida em unidades de saúde do município
Prefeitura de Manaus

Prefeitura informa que autorização para aquisição gratuita de absorventes pode ser emitida em unidades de saúde do município

4 de dezembro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), elaborou Nota Técnica para orientar as unidades de saúde sobre a emissão de autorização para aquisição de absorventes no programa de Proteção e Promoção da saúde e Dignidade Menstrual, coordenado pelo governo federal e que, desde 2024, beneficia de forma gratuita pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

A Nota Técnica atende a demanda do Ministério da saúde, que incorporou ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/e-SUS), utilizado nas Unidades de saúde, uma nova funcionalidade que possibilita a geração automática da autorização para retirada de absorventes nas farmácias credenciadas ao programa Dignidade Menstrual, mediante validação do vínculo da pessoa beneficiária ao cadastro único (CadÚnico).

A chefe da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, explica que a emissão de autorização por meio do PEC nas unidades de saúde é uma estratégia do governo federal para ampliar as formas de acesso ao programa Dignidade Menstrual.

“Em outubro, o Prontuário Eletrônico do Cidadão passou a ter a funcionalidade vinculada ao link de emissão de autorização para a retirada de absorventes. A partir dessa funcionalidade, o profissional de saúde PODE verificar se a pessoa beneficiária atende aos critérios do programa. Se cumprir os critérios, PODE ser emitida uma autorização para que ela leve até uma farmácia credenciada e faça a retirada dos absorventes”, informa Lúcia Freitas.

A Nota Técnica esclarece que todos os profissionais das equipes da Atenção Primária à saúde (APS), devidamente logados com conta gov.br, estão habilitados a realizar a emissão da autorização no sistema.

“É importante lembrar que a emissão da autorização também PODE ser feita pelo aplicativo Meu SUS Digital, que já era utilizado pela população para realização do procedimento. Mas caso a pessoa não tenha acesso a um dispositivo ou à internet para acessar o Meu SUS Digital, ou de acordo com a preferência pessoal, ela tem a opção de procurar uma unidade de saúde para a emissão da autorização”, informou Lúcia Freitas.

A Semsa também estará atuando para divulgar o programa Dignidade Menstrual nas salas de espera, nas atividades educativas em grupo e durante visitas domiciliares que as equipes de saúde da Família realizam na rotina de trabalho.

Público beneficiário

De acordo com a Nota Técnica, o programa Dignidade Menstrual tem como público beneficiário pessoas com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no CadÚnico, contemplando mulheres cis, homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e intersexo.

O público alvo também deve atender a pelo menos um dos seguintes critérios: estar em situação de pobreza, definida como renda familiar mensal per capita igual ou inferior a R$ 218,00, conforme a Lei nº 14.601, de 19 de junho de 2023, observadas as atualizações monetárias estabelecidas em decreto; ser estudante da REDE pública de ensino, pertencente à família com renda mensal de até meio salário-mínimo per capita; encontrar-se em situação de rua ou em condição de vulnerabilidade extrema; estar privada de liberdade em unidades do sistema prisional; e ser adolescente em cumprimento de medida socioeducativa.

“A intenção do programa é reconhecer a diversidade de identidades de gênero e garantir o acesso equitativo aos cuidados de saúde menstrual”, explicou Lúcia Freitas.

Fluxo

Após a emissão na unidade de saúde, a beneficiária deverá se apresentar em farmácias credenciadas ao programa farmácia popular, portando documento oficial com foto, CPF e a autorização emitida via PEC/e-SUS na unidade de saúde ou no aplicativo Meu SUS Digital utilizando computador ou smartphone. A beneficiária poderá retirar até 40 unidades de absorventes a cada período de 56 dias.

“O programa foi implementado para atender pessoas em situação de vulnerabilidade que muitas vezes não têm recursos financeiros para a compra de absorventes. Essa dificuldade tem impacto direto na vida das pessoas que menstruam, dificultando a frequência escolar e trazendo prejuízos ao aprendizado. Também resulta em faltas no trabalho, o que leva a prejuízos financeiros, e ainda PODE prejudicar a saúde por causa do uso de produtos inadequados para absorver o fluxo menstrual”, destaca Lúcia Freitas.

—– —- —- Texto –  Eurivânia Galúcio / SemsaFotos – Divulgação / Semsa

Tags:Prefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus nomeia oito aprovados no concurso público da Semsa

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove ‘4ª Mostra do Projeto de Contação de Histórias da Educação Municipal’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove Mostra do Projeto da Educação Municipal

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus avança em obra de concretagem de ponte

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus avança no alargamento da avenida do Turismo com concretagem no trecho da ponte

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Vice-prefeito Renato Junior entrega Medalha do Mérito da PGM 2025 a autoridades e instituições de Manaus

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

Vice-prefeito entrega Medalha do Mérito da PGM 2025

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Semsa de Manaus orienta sobre prevenção do câncer de pele e amplia ações da campanha Dezembro Laranja no município

Por Redação Amazonas Virtual

Prefeitura reforça importância da prevenção do câncer de pele

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Manaus assina ordem de serviço para construção da FMTEA e amplia oferta de atendimento a pessoas com TEA

Por Redação Amazonas Virtual
Prefeitura de Manaus

David autoriza obras da Fundação Transtorno do Espectro Autista

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus orienta emissão de autorizações do programa Dignidade Menstrual pelo PEC nas unidades de saúde

Por Redação Amazonas Virtual
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?