O funcionamento do novo sistema de modal de transporte na capital amazonense está cada vez mais próximo. Nesta terça-feira, 1º/7, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), deu início à fase de assinatura e de entrega dos contratos do sistema complementar. Trata-se de mais uma etapa da renovação do transporte para oferecer mais conforto e segurança à população.
A vice-presidente do IMMU, Viviane Cabral, explicou o processo de contratação. “Esta é uma importante etapa do início deste novo modal de transporte. O objetivo é melhorar o serviço, especialmente, para as zonas Norte e Leste da cidade, mas também para outras áreas de Manaus. Nosso foco é trabalhar cada vez mais para oferecer um ambiente mais harmônico a todos no transporte público”, frisou.
O motorista José Silva de Souza, 55 anos, destacou que o contrato irá trazer melhorias, tanto aos usuários quanto aos trabalhadores do sistema. “É muito importante, porque há muito tempo nós estávamos aguardando pela licitação e, hoje, ela foi concluída. Para nós, é uma satisfação estar assinando um contrato de dez anos com o poder público”, destacou.
A proposta do novo sistema é substituir o serviço alternativo e executivo e integrar o transporte complementar ao sistema público urbano com viagens programadas, frota estabelecida, e o passageiro poderá, inclusive, acessar os veículos, utilizando o vale-transporte, o cartão do estudante e ainda os cartões gratuidade para Pessoa com Deficiência (PcD). O novo serviço complementar oferecerá transporte mais barato do que o preço do transporte executivo.
Outro benefício que o transporte complementar vai oferecer é a utilização de linhas diretas e também de linhas que atenderão os terminais e as estações. Assim, com uma única passagem, o usuário poderá fazer o deslocamento da maneira que achar melhor, por toda a cidade.
Atualmente, o sistema de transporte urbano da capital amazonense atua com três tipos de modais oferecendo o serviço de condução de passageiros, com o sistema convencional, que é o utilizado pela grande maioria e circula por toda a cidade, chamado de coletivo; o transporte de micro-ônibus alternativos, que realiza o transporte dos passageiros entre as zonas Norte e Leste; e os executivos, que rodam em todas as áreas da cidade.
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Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Karol Silva/IMMU