A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), coordenará uma operação especial de trânsito neste domingo, 19/10, em razão da realização da corrida “Casa das Correias”, que ocorrerá na avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos, zona Sul da capital. A intervenção viária será executada entre 5h e 8h30, no sentido Centro/bairro, no trecho compreendido entre a rotatória da Suframa e a rua 35, enquanto o sentido oposto da via operará em sistema de contrafluxo para garantir a fluidez e a segurança no trânsito durante o evento.
A operação contará com o apoio de agentes posicionados em pontos estratégicos, como a rotatória da Suframa, avenida Tefé, avenida Manaus 2.000, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e viaduto do Coroado. O percurso dos atletas seguirá até a rotatória do Coroado, retornando no mesmo sentido até a Casa das Correias, onde será a chegada. O trabalho de balizamento e montagem do serviço terá início às 3h, com acompanhamento constante das equipes operacionais do IMMU.
De acordo com o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, o esquema foi planejado para garantir segurança viária e fluidez no tráfego. “As equipes do IMMU estarão nas ruas desde as primeiras horas da madrugada para orientar condutores e pedestres, garantindo que a corrida ocorra de forma segura e sem prejuízos à mobilidade urbana”, afirmou Ventilari.
Trânsito
Durante o evento, o tráfego será desviado em alguns trechos da avenida Rodrigo Jordão Ramos e vias próximas. Na avenida Penetração 2, os veículos seguirão pela rua A7 e rua Rubens Benzecry para acessar novamente a avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos. O cruzamento da rua Rubens Benzecry com a Rodrigo Otávio Jordão Ramos ficará fechado com gradis. Já no trecho da avenida professor Liberal, em frente ao Baratão da Carne, os condutores serão desviados para a avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos, no sentido da rotatória do Coroado, podendo retornar no mesmo ponto.
O acesso à passagem subterrânea do viaduto do Coroado também será bloqueado. Os veículos deverão seguir para a rotatória, com opção de retorno, acesso à avenida André Araújo ou à avenida Ephigênio Salles. Na rotatória da Suframa, o tráfego vindo da avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos ou da própria rotatória será desviado para a avenida Buriti, com opção de acesso pela rua Waldomiro Lustoza (rua da SEDUC) até as avenidas Solimões e Rodrigo Otávio Jordão Ramos.
Na avenida Manaus 2.000, próximo ao DB, os veículos oriundos do Distrito Industrial serão desviados para o viaduto, podendo seguir em direção à avenida Silves. Já no cruzamento da avenida Tefé com a Rodrigo Otávio Jordão Ramos, o fluxo será convertido à esquerda, em contrafluxo, retornando ao sentido normal próximo à São Joaquim Materiais de construção.
Transporte
As linhas do transporte coletivo circulam pela avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos, zona Sul. As linhas 213 e 215 seguirão normalmente até a rotatória da Suframa, seguindo para avenida Buriti, rua Waldomiro Lustoza, rua D8, avenida Penetração 3, avenida Penetração 2, avenida Fernando Pessoa, rua Rubens Benzecry e segue itinerário normal. Já a linha 611 fará o retorno direto pela avenida Tefé, após o Terminal 2 (T2), voltando ao itinerário normal assim que possível.
Já as linhas 002, 475, 542 e 650 seguem normalmente até a avenida Tefé para acesso a rua Atlântica, rua Silves, avenida Buriti, rua Waldomiro Lustoza, rua D8, avenida Penetração 3, avenida Penetração 2, avenida Fernando Pessoa, rua Rubens Benzecry e segue itinerário normalmente.
A interdição no sentido Centro/bairro, da avenida Rodrigo Otávio, entre a rotatória da Suframa e a rua 35, ocorrerá das 5h às 8h30, com implantação de contrafluxo no sentido oposto, para garantir a circulação dos ônibus e demais veículos. O IMMU orienta os usuários do transporte coletivo a ficarem atentos às alterações e programarem seus deslocamentos com antecedência.
— — —
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Ilustração – Divulgação / IMMU