A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), promoveu, nesta quinta-feira, 23/10, mais uma edição do projeto “Procon Manaus nas escolas”. A iniciativa chegou à escola municipal Armando de Souza Mendes, localizada na zona Leste da capital, levando conhecimento e orientações sobre os direitos do consumidor aos estudantes.
Segundo a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu, ações como essa contribuem diretamente para a formação cidadã dos jovens. “A educação para o consumo é uma ferramenta poderosa para formar cidadãos mais conscientes. Quando o jovem entende seus direitos e deveres, ele se torna um multiplicador de boas práticas dentro e fora da escola, fortalecendo a relação de respeito e responsabilidade no ato de consumir”, declarou.
Os alunos participaram de atividades educativas que abordaram temas como consumo consciente, deveres do consumidor e combate a práticas abusivas. A metodologia inclui vídeos explicativos, dinâmicas, jogos e simulações que tornam o aprendizado mais envolvente e acessível, aproximando o Procon Manaus da comunidade escolar de forma leve e educativa.
Entre os participantes, a estudante Maria Eduarda, 14 anos, do 9º ano, destacou o aprendizado proporcionado pela ação. “Hoje, estive participando da palestra sobre os direitos do consumidor, que o Procon Manaus veio aqui na nossa escola dar para a gente. Nesta palestra, eu aprendi muitas coisas e eu gostei muito. Tenho certeza de que todas as informações, todas as coisas que cada professor ensinou para a gente hoje aqui, eu vou levar não só para casa, mas para minha vida toda”, afirmou.
O órgão segue com o compromisso de levar o projeto a outras escolas, ampliando o alcance das ações educativas e contribuindo para a formação de jovens mais conscientes sobre seus direitos e deveres como consumidores.
— — —Texto – Lara Bernardes/ ProconFotos – Divulgação/ Procon

