A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu 32 chamadas de ocorrências até as 21h50 durante as fortes chuvas que atingiram a cidade na noite deste domingo, 7/12. De acordo com os sistemas de monitoramento, foram registradas rajadas de vento de 55 quilômetros por hora, o que contribuiu para o volume de ocorrências registradas.
Bairros mais atingidos
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os bairros com maior registro pluviométrico foram Cidade de Deus, com 60 mm; Puraquequara, 52 mm; Santa Luzia, 46 mm; Colônia Antônio Aleixo, 41 mm; e Santa Etelvina, 33 mm.
Atendimento e encaminhamento das demandas
As demandas foram recebidas pelo Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC. As requisições foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que atuaram de forma imediata nas áreas impactadas.
Entre as ocorrências atendidas foram registrados seis alagações na zona Leste; 15 tombamentos de árvores (três na zona Centro-Oeste, cinco na zona Leste, quatro na zona Sul e três na zona Oeste); duas erosões na zona Sul; um desabamento na zona Sul; seis destelhamentos na zona Norte; e dois riscos de desabar na zona Leste.
Orientações e alertas
O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), da Defesa Civil do Amazonas, alerta sobre a possibilidade de ocorrência de corrida de massa para os bairros Cidade Nova e Cidade de Deus. A previsão indica que a chuva deve continuar, aumentando o registro pluviométrico na região.
A Defesa Civil de Manaus orienta a população a observar sinais de instabilidade, como rachaduras no solo, e deixar imediatamente a residência caso perceba qualquer indício de movimentação.
Serviços em funcionamento
A Prefeitura de Manaus reforça a disponibilidade permanente do Disque 199, ou pelo número 98802-3547, operado pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para atendimento imediato às demandas da população em situações emergenciais, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia. As equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp) seguem em prontidão para atuar diante das condições climáticas.
Texto – Laís Fernandes / Semseg
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #forteschuvas, #chuvas, #defesacivil, #centrodecooperacaodacidade, #CCC, #disque199, #cemaden, #rajadasdevento, #55quilometrosporhora, #cidadedeus, #puraquequara, #santaluzia, #coloniaantonioaleixo, #santaetelvina, #alagacoes, #tombamentosdearvores, #desabamento, #destelhamentos, #atendimento24horas

