Os foliões que irão acompanhar o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, neste sábado, 1º/3, contarão com um esquema especial de trânsito e transporte para chegar ao local e torcer por suas agremiações favoritas.
O serviço de transporte público estará disponível até as 3h da madrugada de domingo, 2/3, por determinação da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para assegurar o serviço de transporte aos usuários.
Agentes de trânsito e fiscais de transporte do IMMU estarão nas imediações do local do desfile para orientar condutores de veículos e tirar dúvidas de usuários do transporte coletivo da cidade. Todas as vias interditadas estarão devidamente sinalizadas e com placas indicativas para facilitar o deslocamento dos veículos e evitar congestionamentos.
As ações do IMMU incluem o perímetro de interdições viárias, atuação efetiva de servidores e fiscalização das linhas de ônibus que atendem as imediações do sambódromo.
Neste sábado, 1º/3, as interdições iniciam às 8h com fechamento da avenida Pedro Teixeira, entre Francisco Orellana (próximo ao Hospital Tropical) e avenida Constantino Nery. A alameda do Samba e avenida Belmiro Vianez (extensão total das vias) também estarão interditadas. Nestes trechos, as interdições permanecerão até as 8h de domingo, 2/3.
Ainda entre 8h do sábado e 8h do domingo, a rua Flaviano Limongi (via entre a Arena da Amazônia e o sambódromo) estará interditada em toda sua extensão.
Em relação à rua Lóris Cordovil, no trecho entre avenida Constantino Nery e rua Vivaldo Lima (próximo ao SPA Alvorada) a interdição inicia às 18h de sábado, e prossegue até às 8h do dia seguinte.
Os veículos que trafegam na avenida Pedro Teixeira, no sentido Dom Pedro para a Constantino Nery, o fluxo será desviado para a rua Francisco Orellana (em frente ao Hospital Tropical) a partir das 15h do sábado. Os veículos que trafegam na avenida Constantino Nery não acessarão a rua Lóris Cordovil a partir das 18h do sábado.
O IMMU estima a atuação de mais de 140 servidores para atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres para garantir a segurança e fluidez nas vias.
Transporte
Em relação ao transporte coletivo, as linhas de ônibus irão operar com frota reforçada dos coletivos que atendem as imediações do sambódromo no próximo sábado, 1º/3.
As linhas, A222, A225, no sentido bairro/Centro, segue normalmente até avenida Lóris Cordovil, depois segue pela rua Vivaldo Lima, travessa dos Franceses, avenida Desembargador João Machado, avenida Djalma Batista, avenida Pedro Teixeira, avenida Constantino Nery e depois seguem suas rotas normais.
A linha 219, no sentido Centro, segue normalmente até a avenida Lóris Cordovil, rua Vivaldo Lima, travessa dos Franceses, Desembargador João Machado, avenida Constantino Nery, e depois segue itinerário.
As linhas A222, A225, 219, no sentido bairro, segue normal até avenida Constantino Nery, avenida Desembargador João Machado, avenida D, rua Criciúma (R.8), depois seguem para o bairro.
Linha 678, no sentido Centro, segue até a avenida Darcy Vargas, avenida Dr. Theomário Pinto da Costa, avenida Jacira Reis, avenida Rita Gama Barros, avenida Pedro Teixeira e retorna para o bairro.
Quanto às linhas 207, 214 e 223, no sentido Centro, segue normal até a avenida Dom Pedro, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Djalma Batista, então, seguem para o bairro.
No sentido bairro, as linhas 207, 214, 223, vão seguir pela avenida Djalma Batista, acesso à Alça da UEA, avenida Dr. Theomário Pinto, avenida Dom Pedro e segue itinerário normal.
As linhas 213,227 no sentido Centro, vão seguir até a avenida Lóris Cordovil, R. Vivaldo Lima travessa dos Franceses, Desembargador João Machado, avenida Mario Ypiranga, e seguem para o bairro.
As linhas 213, 227 no sentido bairro, vão seguir até a avenida Mário Ypiranga Monteiro, avenida Desembargador João Machado, avenida D, rua Criciúma (R.8), rua Professora Rosa Gomes, rua Professor Abílio Alencar, e seguem o itinerário normalmente.
Para facilitar o acesso dos brincantes ao sambódromo, o IMMU irá estender as linhas que trafegam nas imediações do local até as 3h de sábado. Será instalado ponto de táxi na avenida Constantino Nery, em frente à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
O IMMU irá oferecer linhas de ônibus depois da meia-noite aos brincantes que irão prestigiar o desfile. As linhas irão operar até as 3h do domingo:
010 NORTE / SUL / ESTAÇÃO 2/ TERMINAL 2
207 REDENÇÃO / CENTRO
213 AUGUSTO MONTENEGRO / CEASA
214 CONJUNTO HILÉIA / CENTRO
215 BAIRRO DA PAZ / ESTAÇÃO 2/ MÁRIO YPIRANGA / CEASA
219 AUGUSTO MONTENEGRO / ESTAÇÃO 1 / TERMINAL 1 / CENTRO
223 AUGUSTO MONTENEGRO/ NOVA ESPERANÇA / CENTRO
306 AEROPORTO / ESTAÇÃO 3-2 / TERMINAL 1 / CENTRO
321 COMUNIDADE SÃO JOÃO / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
324 COM. SÃO PEDRO / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
330 LAGO AZUL / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
356 VIVER MELHOR / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
448 CIDADE DEUS/ ESTAÇÃO 4-3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
500 NOVO ISRAEL / ESTAÇÃO 3-2-1 / TERMINAL 1 / CENTRO
654 TERMINAL 4 / NATHAN XAVIER / NILTON LINS / PARQUE 10 / ESTAÇÃO 2-ARENA
A222 PROMORAR/ ALVORADA / ESTAÇÃO 2-ARENA
A225 NOVA ESPERANÇA / ESTAÇÃO 2 – ARENA
A206 REDENÇÃO / ESTAÇÃO 2 – ARENA
A407 JARDIM PRIMAVERA / PARQUE 10 / ESTAÇÃO 2-ARENA
640 TERMINAL 4-TERMINAL 3 / CIDADE NOVA / CENTRO
540 OURO VERDE / TERMINAL 1 / CENTRO
560 TERMINAL 4 / CIDADE DE DEUS / CENTRO
652 TERMINAL 4 – TERMINAL 5 / EPHIGÊNIO SALLES / SAMBÓDROMO
— — —Texto – Álisson Castro/IMMUFoto e ilustrações – Divulgação/IMMU