Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Prevenção da sífilis em gestantes é estratégia para proteger recém-nascido
Prefeitura de Manaus

Prevenção da sífilis em gestantes é estratégia para proteger recém-nascido

21 de outubro de 2025
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

A ampliação no diagnóstico da sífilis, com a oferta do tratamento durante a gravidez, é a principal estratégia da Prefeitura de Manaus na prevenção à sífilis congênita, que acontece quando há a transmissão da doença da mãe para o bebê na gestação ou no parto.

O município de Manaus registrou 1.864 casos de sífilis em gestantes diagnosticados neste ano. A informação é da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), obtida no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net/Ministério da saúde), e sujeita à alteração até a consolidação final dos dados de todo o ano, mas já aponta um aumento estimado em cerca de 30% na média mensal em relação ao ano passado, quando houve a notificação de 1.789 casos de sífilis em gestantes.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador (Dvae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, destaca que a sífilis tem tratamento e cura, mas a sífilis congênita PODE trazer consequências graves para a saúde e o desenvolvimento do bebê, impactando por toda a vida. “Além do risco de aborto e parto prematuro, PODE ocorrer a malformação do feto e alterações nos ossos, a criança PODE sofrer com cegueira, surdez ou deficiências intelectuais. A morte do recém-nascido também é um risco na sífilis congênita”, alerta.

O teste rápido para sífilis é oferecido gratuitamente nas unidades de saúde da REDE municipal, direcionado para o público em geral, adolescentes, adultos e idosos, assim como para gestantes assim que iniciam o pré-natal.

A técnica do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Ylara Enmily Costa, explica que o teste rápido PODE ser feito sem estrutura laboratorial e com resultado emitido em até 30 minutos, a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente.

“A oferta do teste rápido é uma estratégia para facilitar o acesso da população e captar o maior número possível de pessoas. O exame deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano por todas as pessoas sexualmente ativas e que tenham tido relação sexual sem uso de preservativo”, orienta Ylara Costa.

No caso das gestantes, a recomendação é que sejam testadas pelo menos no primeiro trimestre de gestação, com um segundo teste no terceiro trimestre e no momento do parto, ou no caso de aborto.

“A prevenção primária da sífilis é o uso do preservativo nas relações sexuais, assim como para todas as ISTs. Mas para a sífilis congênita, a melhor forma de prevenir é que a mulher, no momento da suspeita da gravidez, inicie o pré-natal em uma unidade de saúde, quando será encaminhada para o teste rápido e, se for confirmada a infecção, o início imediato do tratamento”, reforça Ylara Costa.

Entre janeiro e 10 de outubro deste ano, Manaus registrou 268 casos de sífilis congênita. De acordo com Ylara Costa, a análise da incidência da infecção aponta uma redução discreta de 11,5% nos casos em relação a 2024, quando houve a notificação de 354 casos.

A enfermeira destaca que um dos desafios na prevenção à sífilis congênita é garantir que a gestante diagnosticada com a infecção não abandone o pré-natal e, consequentemente, o tratamento.

Do total de casos de sífilis congênita, segundo a enfermeira, 30% das mães não acessaram o serviço de pré-natal, mas os outros 70% representam casos de mulheres que durante o pré-natal iniciaram o tratamento, mas não concluíram.

“Mesmo iniciando com a medicação, se a gestante não finalizar o tratamento, a criança vai nascer com a notificação de um caso de sífilis congênita. O bebê vai precisar ficar internado na maternidade recebendo acompanhamento e medicação, além de ser necessário acompanhamento específico nos primeiros meses de vida”, enfatiza Ylara Costa. 

O tratamento da sífilis em gestantes é feito com o uso da penicilina benzatina, que poderá ser aplicada em uma unidade básica de saúde (UBS). Dependendo do caso, PODE ser necessário a aplicação em dose única ou três doses uma vez por semana. As parcerias sexuais da gestante também devem realizar o teste rápido e receber o tratamento, o que vai evitar a reinfecção da gestante.

Infecção

A sífilis é uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum e é transmitida por relação sexual sem uso de camisinha. Neste ano, além da sífilis em gestantes e sífilis congênita, foram registrados no município de Manaus 2.799 casos de sífilis adquirida (adultos em geral).

Na fase primária da infecção, o sintoma apresentado é uma ferida que PODE surgir no pênis, vagina, ânus, vulva e colo uterino, surgindo em até 90 dias depois do contágio. Em uma fase terciária, que PODE ter manifestação até 40 anos depois de iniciada a infecção, os sintomas incluem lesões ósseas, neurológicas e cardiovasculares, com a possibilidade de levar o paciente ao óbito.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:Prefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus

Creche da Prefeitura de Manaus conquista prêmio nacional

Por administrador

Visa Manaus realiza evento em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta população sobre Dia Mundial do Diabetes

Por administrador

Expocreati 2025 segue com segundo dia de atividades

Por administrador

Rua do Lírio do Vale recebe desobstrução de caixa coletora

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida e vice-governador Tadeu de Souza fortalecem cooperação para demandas em Manaus

Por administrador

Limpeza e desobstrução de caixas coletoras no centro da cidade

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça educação de pedestres e motoristas na avenida Camapuã

Por administrador
Prefeitura de Manaus

PMM registra dez ocorrências durante as chuvas desta quinta-feira

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 285 vagas de emprego nesta sexta-feira, 14/11

Por administrador

8º Ciclo de Seminários Distritais dos Conselhos Escolares

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Resultado preliminar da quinta etapa do concurso da Guarda Municipal

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?