Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Primeira unidade inaugurada no interior, Prato Cheio de Manacapuru transforma vidas e garante segurança alimentar à população
Amazonas

Primeira unidade inaugurada no interior, Prato Cheio de Manacapuru transforma vidas e garante segurança alimentar à população

14 de março de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 2 minutos

Unidade marcou o início da expansão do programa para outros municípios e vem gerando um impacto positivo, transformando a vida da população

Fotos: Kerolyn Leigue/SeasAdministrado pela Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), o restaurante popular Prato Cheio de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) foi o primeiro a ser inaugurado pelo Governo do Amazonas no interior do estado. A unidade marcou o início da expansão do programa para outros municípios e vem gerando um impacto positivo, transformando a vida da população, especialmente a de Manacapuru.

No município, a unidade fica localizada na rua Quintino Bocaiuva, nº 1288, bairro Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Inaugurado no dia 2 de dezembro de 2021, a unidade já serviu mais de 290 mil refeições até hoje.

Desde a implantação, o Prato Cheio de Manacapuru tem garantido a dignidade e apoio a muitas famílias na região, como é o caso da dona Walderiza Monteiro, 60 anos, que trabalha como feirante e não tinha um local acessível para almoçar antes da unidade do Prato Cheio ter chegado em Manacapuru.

Foto: Kerolyn Leigue/SEAS

“Eu trabalho como feirante e antes eu não tinha onde almoçar, precisava ir em casa para me alimentar, mas com a abertura desse restaurante, com apenas R$ 1, consigo comprar um prato de comida. A comida também é uma delícia, todos os pratos são meus favoritos, sempre venho aqui na companhia de meus netinhos”, contou.

Outra beneficiada com o programa, no município de Manacapuru, é Rosenilda Pereira, de 59 anos. Ela conta que não tinha condição de pagar por um almoço, se quisesse. Mas, agora, com o Prato Cheio ela tem acesso a refeição de qualidade e segurança alimentar.

Foto: Kerolyn Leigue/SEAS

“Quando eu fazia o trajeto de ir ao centro e na volta queria almoçar, era sempre muito caro e eu não tinha condições de pagar. Mas, agora, a gente tem a opção de comer aqui. Um local bom e barato que atende os mais necessitados”, disse.

Além de proporcionar dignidade, segurança alimentar e refeição de qualidade por um preço acessível, o programa Prato Cheio também gera emprego e renda aos colaboradores que trabalham para atender a população. Em Manacapuru, são dez funcionários treinados e capacitados para o serviço.

“Hoje, nós somos uma equipe de dez pessoas no Prato Cheio de Manacapuru e, através desse programa, nós atendemos aqui, diariamente, 400 pessoas que realmente necessitam dessa alimentação adequada e nós agradecemos muito ao Governo do Estado por esse programa ter chegado ao nosso município. Nós somos gratos a isso”, disse o colaborador da unidade e também morador de Manacapuru, Müller Pereira.

Foto: Kerolyn Leigue/SEAS

A secretária titular da SEAS, Kely Patrícia, destaca o avanço das políticas públicas da assistência social com a expansão do programa Prato Cheio para as comunidades do interior, tendo como ponto de partida o município de Manacapuru.

“A expansão do programa para além da capital reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a assistência social, assim garantindo que as famílias que vivem em áreas distantes tenham acesso a um alimento nutritivo e digno, com segurança alimentar. O Prato Cheio de Manacapuru já serviu mais de 290 mil refeições, desde a sua inauguração, e isso é um grande avanço se levarmos em consideração que o município não possuía unidade do Prato Cheio”, disse.

Prato Cheio

O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Prosai vai fortalecer o turismo em Parintins, ao transformar parques e praças em polos de convivência

Por administrador
Amazonas

No Careiro da Várzea, governador Wilson Lima realiza entregas sociais e fortalece o setor primário

Por administrador
Amazonas

CGE-AM avança na implementação do Sistema de Controle Interno e moderniza auditorias no Poder Executivo

Por administrador
Amazonas

Campanha “Fevereiro Roxo” marca abertura das atividades dos Centros de Convivência na segunda-feira

Por administrador
Amazonas

Ballroom Culture celebra diversidade, arte e protagonismo trans em Manaus

Por administrador
Amazonas

Sejusc promove visita cultural ao Teatro Amazonas para migrantes e apátridas acolhidos no posto de apoio

Por administrador
Amazonas

Pesquisadores premiados pela Fapeam reconhecem papel do Governo do Amazonas no fortalecimento da ciência

Por administrador
Amazonas

Festa do Guaraná consolida Maués como destino turístico e registra alto índice de satisfação

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas amplia patrulhamento ostensivo em áreas de difícil acesso com uso de motocicletas

Por administrador
Amazonas

Fórum da Teia Amazonas avança na organização dos GTs e define critérios para eleição de delegados

Por administrador
Amazonas

Vila Olímpica recebe edição do ‘Vila Aberta Para Todos’ com 300 vagas para curso de defesa pessoal feminina

Por administrador
Amazonas

Inscrições para concurso do Ipaam se encerram hoje

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?