O 1º Fórum Amazonense de prova Pericial para a Promoção de justiça, Cidadania e direitos humanos foi aberto na quinta-feira (27/11) pela SSP-AM, por meio do DPTC, em parceria com a UEA, no Amazonas. O evento reuniu especialistas do sistema de justiça e da segurança pública para palestras e troca de experiências sobre atuação pericial.
Abertura e autoridades presentes
Na abertura participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony; o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida; o secretário executivo de Segurança Pública, Anézio Paiva; além de outras autoridades das forças de segurança. Também esteve presente o perito criminal do Mato Grosso e presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Marcos Antonio Contel Secco.
A diretora do DPTC, Sanmya Tiradentes, ressaltou a importância da integração entre órgãos para fortalecer a prova pericial como instrumento de justiça e garantia de direitos e afirmou: “Esse evento é uma honra para nós e, graças a ele, nós vamos conseguir transferir conhecimentos que nos torna profissionais melhores. Tivemos muitas entregas durante o ano para os nossos peritos, entre elas viaturas, insumos e novos equipamentos que fortalecem nosso trabalho diário. E esse fórum reafirma que estamos no caminho certo, investindo em capacitação, estrutura e integração para oferecer um serviço cada vez mais qualificado”.
Programação e temas centrais
O primeiro dia contou com palestras técnicas voltadas ao aprimoramento da atuação pericial no estado. Entre os temas abordados esteve “A prova Pericial como Pilar da Investigação Criminal“, que tratou do papel da perícia na construção de processos mais sólidos e precisos.
O perito João Francisco destacou a relevância do evento para as atividades externas de atendimento e para a compreensão pública sobre a cadeia de custódia. Segundo ele, “esse evento é extremamente importante para os peritos criminais, principalmente na nossa gerência de externas de atendimento, ele também é uma oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho para a sociedade, principalmente sobre a cadeia de custódia é um tema de extrema relevância para execução penal. O DPTC tem se esforçado para chegarmos a resultados positivos, com laudos mais justos e robustos para a justiça”.
O fórum segue nesta sexta-feira (28/11) com novas rodadas de palestras, entre elas “Atuação da Perícia Criminal como Instrumento de justiça” e “A Centralidade da prova Técnica: construção de Jurisprudência”, que será ministrada pelo Procurador Regional da República e Procurador-chefe da PRR1, José Robalinho Cavalcanti.
Reconhecimento e avaliação técnica
Marcos Secco, perito criminal do Mato Grosso e presidente da Associação Brasileira de Criminalística, destacou o reconhecimento nacional do Amazonas na área pericial. Segundo ele, o estado tem se consolidado pela capacidade de inovação, qualificação técnica e pelos investimentos estruturais realizados nos últimos anos.
“Eu percebi uma grande evolução no DPTC do Amazonas. Com o aprimoramento do sistema de gestão, o mapeamento das atividades dentro do órgão avançou de maneira significativa, permitindo que as aquisições sejam feitas de forma muito mais assertiva. Esse avanço é perceptível e, assim como destacou o secretário, o Amazonas está no caminho certo”, afirmou o presidente.
Assuntos nesse artigo:
#provapericial, #peritocriminal, #ssp_am, #dptc, #uea, #marcossecco, #flavioantony, #viniciusalmeida, #anezio_paiva, #casacivil, #cadeia_de_custodia, #laudos, #investigacao_criminal, #jurisprudencia, #prr1, #jose_robalinho_cavalcanti, #abc, #associacaobrasileiradecriminalistica, #capacitacao, #seguranca_publica, #amazonas

