As dificuldades da criança ao dormir podem ser indícios de problemas ou hábitos nocivos de saúde bucal, como o ranger involuntário dos dentes, a respiração pela boca e até cáries. O alerta foi dado durante uma webpalestra promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na manhã desta segunda-feira, 14/7, com o objetivo de orientar equipes de saúde, educadores e pais sobre o papel importante do sono na saúde bucal infantil.
Tratando do tema “Higiene do sono”, a palestra destacou a influência recíproca entre o sono e a saúde bucal, pontuando a importância do descanso noturno para a criança e indicando sinais de problemas a que pais e profissionais da educação e da saúde devem estar atentos a fim de assegurar a saúde integral infantil. O evento on-line foi realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A palestrante e técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista e ortodontista Rebecca Rosas, assinalou que o profissional de saúde bucal pode ser um dos primeiros a identificar distúrbios do sono da criança, a partir de sinais como desgaste dos dentes, alterações no desenvolvimento orofacial, sonolência diurna e olheiras, entre outros, que podem indicar hábitos nocivos, como bruxismo e respiração bucal.
“Uma criança com esses sinais pode não dormir bem, pode ter cansaço e dificuldades na escola, além de apresentar problemas dentários, como mordida aberta, sobressaliência dos dentes superiores, entre outros, que vão demandar uma intervenção ortodôntica”, observou.
A cirurgiã-dentista da Semsa assinalou que, além da orientação para os pais e responsáveis, o cuidado de crianças com distúrbios do sono requer atenção multiprofissional, podendo envolver não só dentistas e ortodontistas como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, médicos otorrinolaringologistas, entre outros. “Tudo isso para que essa criança volte a ter um sono restaurador e um desenvolvimento sadio”.
Rebecca ressaltou ainda a importância da higiene do sono, conjunto de hábitos e condições visando promover um sono saudável e reparador. Além de evitar praticar atividades físicas intensas e consumir bebidas e alimentos estimulantes até duas horas antes do horário de descanso, ela destacou a importância de afastar os estímulos sonoros e visuais na hora de dormir.
“A recomendação é ‘se desconectar’ ao menos uma a duas horas antes de dormir de forma a acionar o relógio biológico, fazendo o organismo perceber que chegou o horário do descanso e se preparar para iniciar o ciclo do sono”, orientou.
A palestrante reforçou ainda o cuidado precoce como forma de prevenir problemas ortodônticos, relacionados ao alinhamento dos dentes e das arcadas dentárias, entre outros agravos de saúde bucal. “Não é preciso esperar a criança chegar aos 12 anos para um tratamento ortodôntico, pois podemos intervir precocemente e evitar tratamentos mais caros e mais difíceis à frente”.
Ao lado de Rebecca, a webpalestra teve a participação da ortodontista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Leste da Semsa, Vanessa Caliri, como mediadora da atividade.
Webpalestra
A webpalestra sobre higiene do sono integra as ações da Semsa dentro do “Julho Laranja”, voltado à promoção da saúde bucal infantil, com foco no cuidado ortodôntico preventivo. A programação, que acontece ao longo de todo este mês, abrange eventos on-line e ações de prevenção e promoção da saúde bucal em unidades de saúde e em unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE).
A agenda de eventos on-line terá ainda as palestras “Os impactos dos problemas bucais na qualidade de vida das crianças”, apresentada por Vanessa Caliri, no dia 21; e “Bruxismo em crianças”, conduzida por Rebecca Rosas, no dia 24 deste mês. As duas atividades são realizadas em parceria com a UEA e ocorrem sempre às 9h, com transmissão pelo link https://www.youtube.com/@UDDAE_UEA.
No dia 29, em parceria com a Ufam, a Semsa apresenta a live/podcast “Campanha Julho Laranja”, com participação de Vanessa Caliri e Rebecca Rosas e mediação do odontopediatra do CEO Leste da Semsa, Diego Cordeiro. A transmissão inicia às 14h, com acesso pelo endereço https://www.youtube.com/channel/UCurPRT0lOGSDISWXrWlI47Q.
Nas unidades da rede básica, além dos atendimentos odontológicos, as equipes de saúde bucal vêm reforçando a importância dos cuidados de saúde bucal e da prevenção e tratamento ortodôntico precoce por meio de palestras e rodas de conversa com comunitários e de orientação em consultório para pais e responsáveis.
As ações de saúde bucal do PSE também vêm sendo intensificadas neste mês, com ações de promoção e prevenção da saúde bucal em unidades de ensino das redes municipal e estadual, voltadas a crianças, pais, responsáveis, educadores e comunitários em geral.
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa