Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus participam do primeiro encontro presencial do curso “Começo Meio Começo”, para qualificação de trabalhadores da Atenção Básica à Saúde que atuam no cuidado a populações do campo, floresta e águas (CFA), iniciado na quinta-feira, 13/2, em Palmas (TO). A formação tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio de cooperação técnica com o Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia.
O primeiro dia do curso na capital tocantinense teve a presença das servidoras da Semsa, a assistente social da Escola de Saúde Pública (Esap Manaus) e doutora em Saúde Pública, Thalita Guedes, que atua como coordenadora estadual da formação; da chefe do Núcleo de Promoção do Respeito à Diversidade, Liege Franco de Sá, e da técnica do Núcleo de Apoio ao Judiciário, Lúcia Raman, ambas facilitadoras.
Para Thalita, a participação dela e de outras servidoras da Semsa na coordenação e mediação do curso é um reconhecimento da secretaria como instituição forte, detentora de conhecimento sobre a Amazônia e que conta com profissionais preparados, por meio da Esap Manaus, para atuar na educação permanente de trabalhadores da saúde.
“Isso tudo considerando que esse é um curso singular, pois envolve o conhecimento de metodologias participativas, o conhecimento do território amazônico e de todos os processos de trabalho ligados aos modos de vida e à presença da Atenção Primária à Saúde na Amazônia”, avalia a pesquisadora.
Ao todo, 23 servidores de várias áreas da Semsa, com experiência em Atenção Primária e processos educacionais com metodologias ativas, atuam como facilitadores em encontros remotos e presenciais do curso. Outros 60 servidores da secretaria participam como alunos.
Participaram ainda da abertura do encontro em Palmas o coordenador-geral do curso e pesquisador do ILMD/Fiocruz Amazônia, Júlio Schweickardt, e os representantes do Ministério da Saúde, Cibele Lima dos Santos; da Escola Tocantinense do SUS, Lorena Monteiro; e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), Sinvaldo Moraes.
Qualificação
Coordenado pelo Laboratório de História, Política Pública e Saúde na Amazônia, da ILMD/Fiocruz Amazônia, em parceria com Ministério da Saúde e Rede Unida, o curso “Começo Meio Começo” busca qualificar profissionais que atuam na atenção à saúde das populações do CFA, nos estados da Região Amazônica e no Maranhão, por meio de abordagens metodológicas que buscam o diálogo com os saberes e práticas nos territórios.
O curso aborda os seguintes temas: Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas; os Territórios e cartografias das áreas rurais; as Redes vivas de cuidado; os Saberes e práticas de cuidado em saúde nos territórios da Amazônia.
Ao todo, 2,5 mil profissionais de saúde estão matriculados no curso, que iniciou em outubro de 2024 e segue até julho deste ano. A formação ocorre em formato híbrido, com atividades presenciais nos municípios pólos, entre os quais se inclui Manaus, e no Campus Virtual da Fiocruz.
— — —Texto e fotos – Divulgação / Semsa