O Cantinho Literário, realizado na escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, na comunidade ribeirinha de Nogueira, em Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), finaliza sua programação na sexta-feira (05/12) após algumas semanas de atividades pedagógicas, culturais e de incentivo à leitura destinadas a crianças e adolescentes do contraturno escolar. A ação, contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc, foi apoiada pelo fundo estadual de Cultura (FEC), pelo Conselho Estadual de Cultura (Conec), pelo Ministério da Cultura, pelo Governo do Amazonas e pela Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, com recursos do Governo Federal.
Criação do espaço e acervo
A iniciativa surgiu diante da ausência de uma sala exclusiva para leitura na escola. A equipe pedagógica instalou o Cantinho Literário no anexo da escola, reunindo títulos de literatura juvenil, contos, fábulas e lendas folclóricas para ampliar o acesso dos alunos ao universo literário e aproximar as atividades da cultura local.
Oficinas e métodos de aprendizagem
Ao longo do projeto, os estudantes participaram de oficinas e atividades com foco no desenvolvimento da leitura, da escrita e da consciência fonológica. Entre as ações realizadas estavam a oficina de ditado de palavras simples e complexas; a oficina de inclusão e diversidade cultural, que tratou de preconceito e respeito; a oficina de contos literários, voltada à reescrita de histórias; jogos lúdicos para facilitar o aprendizado; e a oficina dos “nomes rimosos”, que utilizou os nomes dos próprios alunos para estimular a consciência fonológica.
Além dessas atividades, o projeto promoveu ações inspiradas em mitos, lendas e cantigas populares, adaptadas à realidade ribeirinha e ao contexto social e educativo dos estudantes.
Participação institucional e financiamento
O trabalho foi executado com apoio institucional e financeiro previsto na Política Nacional Aldir Blanc e por meio de recursos do fundo estadual de Cultura (FEC). Segundo a coordenação pedagógica, a articulação entre órgãos estaduais e federais viabilizou materiais e a organização das oficinas.
Resultados e continuidade
A equipe escolar avalia que o projeto contribuiu para o fortalecimento da autoestima dos alunos e para o desenvolvimento de competências linguísticas. A direção da escola destacou o reconhecimento da literatura como ferramenta de aprendizagem e inclusão.
Ao concluir as atividades, o projeto deixou práticas e rotinas incorporadas ao cotidiano da escola e da comunidade, reforçando a presença da leitura como espaço de pertencimento e descoberta para crianças e adolescentes amazônidas.
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