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Portal Amazonas Virtual > Blog > CMM - Câmara Municipal de Manaus > Projeto cria poupança para incentivar estudantes a concluir o ensino fundamental
CMM - Câmara Municipal de Manaus

Projeto cria poupança para incentivar estudantes a concluir o ensino fundamental

administrador
Última atualização: 11 de fevereiro de 2025 09:00
Por administrador
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2 Min Lidos
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11/02/2025 – 09:36  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Pedro Uczai, o autor da proposta

O Projeto de Lei 4150/24 cria incentivo financeiro, na forma de conta poupança, destinado à conclusão do ensino fundamental pelos alunos de escolas públicas e comunitárias ou que tenham bolsa integral em instituições particulares.
Conforme o texto em análise na Câmara dos Deputados, serão beneficiados os estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com prioridade para famílias em que a renda mensal de cada pessoa seja igual ou inferior a R$ 218.
Fundo específicoO projeto de lei autoriza a União criar um fundo específico para financiar o incentivo, por meio do repasse de até R$ 10 bilhões oriundos de superávits financeiros obtidos no Fundo Social criado pela Lei do Pré-Sal.
Um regulamento posterior definirá valores, formas de pagamento e critérios de operacionalização, de saque e de utilização do dinheiro.
Para acessar e permanecer no incentivo serão exigidos:
efetivação da matrícula no início de cada semestre letivo;
frequência mínima;
conclusão do ano letivo com aprovação; e
participação nas avaliações aplicadas pelo Sistema Nacional de Avaliaçãoda Educação Básica (Saeb).
Pé-de-Meia“A ideia é ampliar o Programa Pé-de-Meia, do governo Lula, e reagir à crescente necessidade de promover a inclusão social e a permanência dos jovens no sistema educacional”, explica o autor da proposta, deputado Pedro Uczai (PT-SC).
O parlamentar apresentou proposta semelhante (PL 4217/24) para instituir um benefício desse tipo também para estudantes do ensino superior.
Próximos passosO projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Da Reportagem/RMEdição – Natalia Doederlein

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