Na próxima sexta-feira, 15/8, a Prefeitura de Manaus vai iniciar uma nova estratégia de combate à obesidade com o projeto “Perder para ganhar: entre nesse combate”, integrando as ações das secretarias municipais de saúde (Semsa) e de esporte e lazer (Semjel).
Com o objetivo de atender pessoas com obesidade moderada (grau 2) e severa (grau 3), o projeto foi idealizado pela Semsa para atender, de forma mais organizada, qualificada e integrada, pacientes que precisam perder peso para reduzir complicações relacionadas à doença.
A chefe do Núcleo de Atenção à saúde das Pessoas com Doença Respiratória, Obesidade e Neoplasias da Semsa, enfermeira Lilian Paula Lima, explica que, seguindo as diretrizes do projeto, as Unidades de saúde da REDE municipal irão identificar os pacientes com obesidade grau 2 e 3 e encaminhar para a prática de atividade física em seis Centros de esporte e lazer.
Para participar do projeto, o paciente terá o acompanhamento integral com as equipes de saúde multiprofissional, nutricionistas, psicólogos, médicos, enfermeiros e profissionais de educação física, de acordo com a necessidade individual de cada participante.
“O trabalho inicial dos profissionais nas Unidades de saúde é acolher e identificar os pacientes que atendem os critérios para participar do projeto, com avaliação médica, exames, atestado de aptidão física e termo de consentimento”, informa Lilian Paula.
Os critérios para inclusão no programa exigem que o paciente tenha idade entre 18 e 59 anos; apresente Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 35, calculado dividindo o peso pela altura; resida em Manaus; e capacidade física e mental para participar das atividades.
Após a avaliação da equipe de saúde, com revisão do histórico médico do paciente, solicitação de exames laboratoriais e clínicos, os participantes do projeto serão encaminhados para os centros de esporte e lazer.
“Os centros de esporte e lazer têm uma estrutura adequada para atividades físicas, com piscina e quadra de esporte, oferecem atividades como caminhada, hidroginástica e natação. Os profissionais que atuam nos Centros foram treinados para atuar no projeto, vão receber os pacientes e definirão um plano de atividade física personalizado para cada participante”, informa Lílian Paula.
ObesidadeOs dados da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil), do Ministério da saúde, realizada no ano de 2023, mostram que 63,5% dos adultos em Manaus têm sobrepeso, com 27% de adultos a partir de 18 anos com obesidade.
De acordo com Lilian Paula Lima, os dados da pesquisa apontam que índice de obesidade em Manaus é um dos maiores do país entre as capitais brasileiras, o que representa uma grande preocupação nos serviços de saúde.
“A obesidade é uma doença por si só, mas também é fator de risco para outras doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, que não têm cura e o paciente precisa manter o tratamento para sempre, o que tem impacto na qualidade de vida. E obesidade também é fator de risco para alguns tipos de câncer e que podem levar o paciente ao óbito”, alerta Lílian Paula.
A enfermeira destaca ainda que os estereótipos e discriminação que envolvem a obesidade resultam em efeitos negativos para a autoestima e de socialização dos pacientes, e o projeto “Perder para Ganhar” também é uma forma de quebrar estigmas.
“O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas em seu aspecto físico, mental e social. A prática de atividade física, participação em rodas de conversa e grupos terapêuticos estimulam a socialização, o que proporciona suporte emocional no processo de emagrecimento. E é essencial colocar a pessoa com obesidade no centro do cuidado para que seja protagonista no processo de mudança e melhoria da qualidade de vida”, destaca Lílian Paula.
Para a execução do projeto, a Semsa promoveu a capacitação de aproximadamente 40 profissionais da Semjel como forma de garantir a integração dos protocolos de atendimento nas duas secretarias.
Centros
Os usuários que ingressarem no projeto serão encaminhados para os Centros de esporte e lazer: CEL Japiim, rua A10, conjunto 31 de Março, Japiim II (zona Sul); CEL Ninimberg Guerra, rua Vicente Torres Reis, S/N – São Jorge (zona Oeste); CEL Eldorado, avenida Rondônia, S/N – conjunto Eldorado (zona Oeste); CEL Rouxinol, rua Rouxinol, S/N – Cidade Nova I (zona Norte); CEL Santa Etelvina, avenida Governador Amazonino Mendes, S/N – Santa Etelvina (zona Norte); e CEL Coroado, avenida Cosme Ferreira, 871 – Coroado II (zona Leste).
— — — Texto – Eurivânia Galúcio / SemsaFotos – Divulgação / Semsa