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Portal Amazonas Virtual > Blog > Nacional > Projeto garante ao consumidor comunicação direta gratuita com fornecedor de produtos ou serviços
Nacional

Projeto garante ao consumidor comunicação direta gratuita com fornecedor de produtos ou serviços

28 de julho de 2025
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2 Min Lidos
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28/07/2025 – 08:26  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Daniela do Waguinho é a autora da proposta

O Projeto de Lei (PL) 395/2025, da deputada Daniela do Waguinho (UNIÃO‑RJ), garante ao consumidor o direito de usar, sem custo, os canais de atendimento disponibilizados, inclusive o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), para buscar informações, fazer reclamações, contestar cobranças, suspender, cancelar ou devolver produtos e serviços.

A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, altera Código de Defesa do Consumidor (CDC) para incluir a comunicação direta com o fornecedor como direito básico.

O texto também garante que a informação sobre produtos e serviços, como dados sobre características, composição e preços, entre outros, seja acessível a pessoas com deficiência.

Segundo Daniela do Waguinho, a regulamentação do SAC pelo Decreto 11.034/22 deixou de fora a oferta e contratação de produtos e serviços. “Alguns fornecedores, imbuídos de má-fé, aproveitam-se da exceção que o decreto fez para direcionar a maior parte dos atendimentos para prefixos pagos, limitando o SAC (0800) para queixas e reclamações, violando os direitos do consumidor”, disse.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
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