Há 42 minutos
A população pode desfrutar da edição especial da feira de produtos regionais ADS, Bazar das Empreendedoras, além de aulão de ritmos, apresentação de bandas, entre outras atrações
FOTOS: Thiago Corrêa/UGPECom muita música, comida e participação do Bazar das Empreendedoras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o Parque Rio Negro celebrou 10 anos de inauguração. A programação, que aconteceu na noite de quarta-feira (30/04), na orla do bairro São Raimundo, na zona oeste, foi realizada pelo Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Estado de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).O Parque Rio Negro é uma obra do Prosamin, construído pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Sedurb.
Durante a festividade, a população pode desfrutar da edição especial da feira de produtos regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), além de aulão de ritmos, apresentação da banda da Marinha, shows com o cantor Leno Santos, grupo Resistência da Toada, banda Furacão do Calypso e DJ Thiago.
Segundo o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o Parque Rio Negro, que atualmente é administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foi construído e revitalizado pela UGPE, sendo hoje considerado um dos cartões-postais da cidade.
“Participamos com muita alegria das comemorações de 10 anos do parque Rio Negro. Esse espaço é muito importante para o bairro de São Raimundo e também para a cidade de Manaus, para a prática esportiva, para as caminhadas, para a convivência entre as famílias, para a gastronomia, e também um excelente ponto turístico. Como gestor também da UGPE, acompanhei todo o processo de construção e depois de revitalização do espaço”, disse o secretário.
FOTOS: Thiago Corrêa/UGPEInaugurado em 30 de abril de 2015, o Parque Rio Negro foi construído durante a terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim III).
Campêlo, que esteve à frente da construção do espaço, menciona que o parque é um símbolo da transformação urbana promovida pelo Governo do Estado. A sua primeira revitalização foi realizada em 2021, já na gestão do governador Wilson Lima, por meio do Prosamin+.
Quem aproveitou para participar do aulão de ritmos foi a pedagoga Amanda Rocha, 47 anos, e, segundo ela, a programação de celebração do parque foi mais do que aprovada.
FOTO: Thiago Corrêa/UGPE
“Adorei muito. Eu já fazia aula de zumba, acho muito importante para o corpo, precisamos sempre nos movimentar. Esse aulão aqui foi maravilhoso, e o espaço amplo pra fazer exercícios”, disse.Para a empreendedora, Maerly Pereira, 54 anos, que trabalha com venda de roupas, o bazar é uma chance de aumentar a renda e divulgar seu trabalho.
“É uma oportunidade para nós empreendedoras que o Governo nos deu. Eu estou muito feliz em poder participar desse bazar com minhas amigas que também atuam no ramo. Eu trouxe para os clientes uma variedade de roupas e graças a Deus está sendo um sucesso”, ressaltou.
FOTO: Thiago Corrêa/UGPE
A veterinária Damaris Oliveira, 24 anos, residente no bairro Japiim, zona sul de Manaus, frequenta o local pelo menos uma vez por semana para caminhar com sua cadela, Gamora. Ela destaca que o ambiente seguro e o amplo espaço do parque a incentivam a praticar exercícios regularmente.
“Gosto muito de me exercitar aqui, o ambiente é seguro e o espaço é excelente, o que me estimula a praticar atividades físicas. Sempre que venho caminhar, trago minha cadela comigo”, afirmou.
FOTO: Thiago Corrêa/UGPE
Sobre o Parque
O Parque Rio Negro abrange uma área de 36.590 metros quadrados. Conta com pistas de caminhada e de corrida, playground, academia ao ar livre, quatro praças e quatro mirantes que proporcionam uma vista panorâmica do rio e da cidade. No local também são realizadas atividades culturais, com apresentações musicais, teatrais, de dança, shows com palhaços, malabaristas e ventríloquos, além de atividades esportivas como caminhadas, corridas, aulas de zumba, treinos funcionais e de musculação.