Prosamin+ é um programa inovador que visa empoderar mulheres e aumentar suas oportunidades de renda. Recentemente, beneficiárias do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) iniciaram um curso de Agente de portaria, oferecido no Escritório de Apoio Local (ELO) Liberdade, na zona sul de Manaus, no dia 30 de setembro. Essa capacitação é parte das ações da Política de Gênero do Prosamin+, que visa proporcionar oportunidades iguais para as mulheres no mercado de trabalho.
A formação, coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), pertencente à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), tem como foco a qualificação e a promoção da inclusão social. O curso de Agente de portaria tem como objetivo capacitar mulheres para atuarem em uma área que tradicionalmente é dominada por homens, promovendo assim a equidade de gênero.
O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, participou do primeiro dia do curso e destacou a importância das ações profissionalizantes patrocinadas pelo Prosamin+. “Temos observado que mais de 70% dos beneficiários do Prosamin+ são mulheres, com um grande número delas sendo chefes de família. Dessa forma, investimos fortemente na capacitação desse público”, afirmou Campêlo. Ele acrescentou que, ao final do curso, as participantes serão inseridas em um banco de dados do Sine Amazonas, da Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), para auxiliar na sua inclusão no mercado de trabalho.
Cerca de 63 mulheres estão participando do curso, que é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e com a Associação dos Moradores do Bairro da Betânia (AMBB). A capacitação possui uma carga horária total de 160 horas, com aulas programadas para ocorrer de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e prevê sua conclusão em 24 de novembro, quando serão realizadas as certificações das participantes.
Aluely Ribeiro, uma das alunas do curso, expressou sua empolgação: “Esta é uma grande oportunidade que o Governo do Amazonas está proporcionando para nós, mulheres. Estou sempre envolvida nas ações do Prosamin+, e estou adorando esse curso”, afirmou com entusiasmo.
Adenilson Gomes, instrutor do Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e responsável pelo curso, destacou o valor dessa capacitação. “O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e demanda mão de obra qualificada. Neste curso, as alunas terão acesso a conteúdos teóricos e também a atividades práticas, preparando-as para enfrentar desafios reais em suas futuras funções profissionais”, disse Gomes.
Portanto, o Prosamin+ representa mais do que apenas uma oportunidade de aprendizado; ele é um catalisador para a autonomia econômica das mulheres e uma maneira eficaz de promover a inclusão social, contribuindo para a construção de um futuro mais igualitário e próspero.
Assuntos nesse artigo: #prosamin+, #capacitação, #protagonismo, #equidade, #mercadodetrabalho, #mulheresempoderadas, #agentedeporaria, #educacaoprofissional, #inclusaosocial, #sedurb, #UGPE, #trabalho, #emprego, #oportunidades, #desenvolvimentourbano, #qualificação, #programassociais, #Manaus, #autonomia, #gênero, #crescimento