Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Prosamin+: UGPE promove visita de estudantes ao Bosque da Ciência no Dia Mundial do Meio Ambiente
Amazonas

Prosamin+: UGPE promove visita de estudantes ao Bosque da Ciência no Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho de 2025
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Há 45 minutos

A atividade faz parte das ações para famílias que vivem nas áreas de intervenção do programa

Foto: Luciano de Sá/UGPE

No Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (05/06), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) promoveu uma visita guiada ao Bosque da Ciência, para 20 alunos da escola Estadual Manoel Rodrigues, no bairro Armando Mendes, zona leste da capital. A visita faz parte das ações do programa social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) voltadas para as famílias do entorno das obras. As atividades em comemoração à data seguem ao longo do mês de junho.

O Prosamin+ é executado pela UGPE, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destaca essa e outras ações realizadas pelo órgão mostram o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. O programa, disse ele, desenvolve um projeto inovador voltado ao reflorestamento.

“É gratificante poder celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações concretas, como promover o conhecimento da fauna e flora da região a estudantes. Além disso, o Prosamin+ também tem um projeto inédito de reflorestamento de áreas degradadas, no perímetro de intervenção das obras. Com essas iniciativas, a intenção é contribuir para a recuperação ambiental da cidade e para a conscientização das novas gerações’’, destacou o secretário.

Foto: Luciano de Sá/UGPE

O Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), é um espaço dedicado à divulgação cientifica, educação e lazer, que abriga uma vegetação florestal, animais da fauna amazônica de vida livre e atrativos para a visitação turística. Durante a visita, os estudantes conheceram o tanque de peixe-boi, o viveiro de ariranhas, a Casa da Ciência, trilhas educativas, a Casa de Madeira, entre outros espaços.

aluno do 3° ano do ensino médio, Davi Dourado, de 18 anos, visitou o local pela primeira vez e falou sobre a experiência. “Foi incrível. É minha primeira visita ao Bosque da Ciência. E tive a oportunidade de aprender mais sobre a vivência dos animais na região amazônica, como os peixes-boi são monitorados e sobre a importância de preservar a floresta”, contou.

Foto: Luciano de Sá/UGPE

Programação

As ações de educação ambiental da UGPE, em referência à data, seguem ao longo de junho, sendo desenvolvidas com trabalhadores das obras, moradores das áreas de intervenção do Prosamin+ e instituições de ensino, para fortalecer a consciência socioambiental nas áreas de intervenção do programa.

No dia 16 de junho, está prevista uma visita de alunos da REDE pública de ensino aos canteiros de obras das comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, na zona sul da capital. Os estudantes irão conhecer a estrutura do viveiro de mudas e acompanhar as etapas do processo de plantio, fortalecendo a disseminação de práticas sustentáveis e o engajamento juvenil na agenda ambiental.

A programação prevê, ainda, Diálogos Diários de Segurança (DDS) com os trabalhadores das obras sobre segurança e sustentabilidade, além de rodas de conversa com os moradores do Residencial Rodrigo Otávio, construído pelo programa no Japiim, com o tema “A Importância do Reassentamento e o Compromisso do Prosamin+ com a Flora”. Também estão previstas palestras educativas em escolas públicas, visitas guiadas ao viveiro de mudas, às áreas que estão sendo reflorestadas, atividades práticas de plantio nas áreas de intervenção do programa e reuniões temáticas com os Grupos de Apoio Locais (GALs).

Foto: Luciano de Sá/UGPE

Projeto de reflorestamento do Prosamin+

Destaque das ações ambientais realizadas pela UGPE, o projeto de reflorestamento do Prosamin+ em áreas degradadas é uma iniciativa inédita da atual gestão do Governo do Amazonas, com um plano que prevê o plantio de mais de 49 mil mudas. Os trabalhos começaram pela obra da Comunidade Manaus 2000, onde foram plantadas, inicialmente, 200 seringueiras jovens, em janeiro deste ano. Além disso, 17 mil mudas serão utilizadas para paisagismo nas áreas de intervenção do programa.

Para isso, foi criado o viveiro de mudas, um Escritório Local (ELO) Verde, iniciativa inédita em obras públicas no Amazonas. No ELO já foram produzidas mais de 15 mil mudas. No canteiro de obras da Comunidade da Sharp, na zona leste, são cultivadas mais de 30 espécies que serão usadas no reflorestamento de áreas do Prosamin+.

Foto: Luciano de Sá/UGPE

O subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, ressalta que o NOVO Prosamin+ está mais conectado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), na questão ambiental.

O reflorestamento, segundo ele, traz inúmeros benefícios, como a diminuição de gás carbônico (CO2) na atmosfera, atuando contra o aquecimento global e amenizando o microclima local. Cria ambiente favorável à fauna local e melhora a permeabilidade do solo, evitando erosões. “Além disso, a gente envolve a comunidade com o verde e as questões ambientais”, destaca o subcoordenador.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe

Por administrador
Amazonas

Feiras de Produtos Regionais terão cronograma modificado devido ao feriado de Carnaval

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Oito bandas e blocos das zonas sul e centro-sul são fiscalizadas por agentes da CIF

Por administrador
Amazonas

Corpo de Bombeiros do Amazonas segue buscas por desaparecidos em naufrágio e já percorreu mais de 10 km do rio Amazonas

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM garante assistência no Sambódromo e em 25 unidades de urgência e emergência

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: 31ª edição registrou mais de 8,1 mil atendimentos no Tarumã, zona oeste da capital

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Vice-governador Tadeu de Souza destaca presença do Estado em desfiles no Sambódromo

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Ação do Detran-AM conscientiza a população no desfile das escolas de samba do Grupo Especial

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: Entrega de óculos para crianças, oferta de consultas e exames marcam serviços da SES-AM, no bairro Tarumã

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Grupo Especial encantam o público no Sambódromo de Manaus

Por administrador
Amazonas

Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?