A Rádio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), transmitida pela frequência 105,5 FM, já tem seis anos de atuação, consolidando-se como referência em informação, cultura e Cidadania. Com o slogan “A Rádio do Povo Manauara”, a emissora conecta os ouvintes ao dia a dia da cidade e às atividades da CMM, unindo a tradição da comunicação pública à história de 90 anos do programa ‘A Voz do Brasil’.
Desde sua inauguração, em 2019, a Rádio Câmara Manaus transmite Sessões Plenárias da CMM, programas culturais, de saúde, esportes e informação geral.
A Rádio Câmara Manaus faz parte da REDE Legislativa de Rádio e TV e funciona em parceria com a Rádio Câmara Federal, transmitindo também as sessões plenárias deliberativas e programas da grade da emissora nacional.
Para a gerente de TV, Rádio e Som, Erika Sá, o principal objetivo da rádio é aproximar o cidadão do trabalho do Legislativo.
“Levar informação de forma clara, acessível e com responsabilidade é o nosso propósito. A Rádio Câmara nasceu para conectar o cidadão à Câmara e à cidade como um todo. Queremos que cada pessoa se sinta informada e parte da vida da cidade”, explica.
Além da programação regular, a rádio investe em projetos especiais que valorizam a cultura local, como o ‘Câmara e Toada’, que celebrou a tradição musical manauara, e o ‘São João em REDE’, que aproximou os ouvintes das festividades juninas. Outro destaque é o programa ‘Depois do Plenário’, com resumos das sessões do dia, e ‘CMM no Ar’, transmitido de segunda a sexta-feira, que leva à população os assuntos que movimentam a cidade.
O jornalista Michael Douglas conta como é estar no ar e manter o equilíbrio entre tradição e seriedade.
“Apresentar um programa ao vivo é algo único. É uma adrenalina boa, porque você precisa estar atento a tudo que acontece na cidade e na Câmara. A nossa programação é uma forma de levar cultura e tradição para dentro da casa do ouvinte, mas sem perder a seriedade na informação que transmitimos para a população”, comenta.
O rádio na era digital
Apesar do avanço das plataformas digitais, o rádio continua sendo essencial na rotina dos cidadãos. O veículo mantém um papel fundamental na disseminação de informações. Quem confirma essa força é Aldrin Almeida, empresário e dono de uma loja de antiguidades, que garante a procura constante por rádios, especialmente para o interior.
“Eu sempre recebo clientes atrás de rádios. A procura é muito alta. E eu ouço ‘A Voz do Brasil’ desde adolescente. É algo que faz parte da nossa vida e da nossa cultura. O rádio ainda é o meio de comunicação que nos acompanha no dia a dia, na cidade e no interior”, afirma.
Completando 90 anos de história, ‘A Voz do Brasil’ segue como a transmissão radiofônica mais antiga do país, presente em momentos históricos como a inauguração de Brasília e a morte de Ayrton Senna. Ao lado dela, a Rádio Câmara Manaus mantém viva a missão de levar informação de qualidade, cultura e Cidadania para todos os cantos da cidade.
Texto: Stephane Brasil/Dicom