Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > RDS Mamirauá aprova novo Plano de Gestão com participação comunitária
Amazonas

RDS Mamirauá aprova novo Plano de Gestão com participação comunitária

27 de março de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 1 minuto

Revisão do plano objetiva manter a eficácia da Unidade de Conservação e garantir o uso devido pelos moradores

Foto: Divulgação/SEMA

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), aprovou a revisão do seu Plano de Gestão, com a participação de aproximadamente 200 comunitários e 16 conselheiros da RDS e da área de entorno.

A revisão do Plano de Gestão foi aprovada durante a Assembleia Ordinária da Associação de Moradores e a Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da RDS, entre os dias 22 e 24 de março, na comunidade Batalha de Baixo, no município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus). O objetivo da revisão é manter a eficácia da Unidade de Conservação (UC) diante de mudanças ambientais, sociais e institucionais.

“Esse processo adaptativo garante que a área protegida cumpra seus objetivos de conservação da biodiversidade, sustentabilidade socioambiental e inclusão das populações tradicionais. O processo revisional abrange desde a reavaliação do zoneamento e normas de uso até a incorporação de novos dados socioeconômicos e pesquisas científicas”, explicou o gestor da Reserva, Raimundo Romaine.

As mudanças no plano atual envolvem o zoneamento, as regras de uso dos recursos naturais, regras de convivência, atualização territorial e de informações quanto ao índice socioeconômico, e pesquisas realizadas dentro da UC. Houve, também, atualizações legais e institucionais, incentivos à participação social contínua, avaliação de pressões socioeconômicas, culturais, ambientais e ecológicas.

Foto: Divulgação/SemaTrabalho contínuo

A revisão do Plano de Gestão da RDS Mamirauá teve início em 2023. A construção de uma revisão de Plano de Gestão envolve o poder público, especialistas e comunidades locais para assegurar que as decisões dos moradores reflitam as necessidades reais da área protegida. São realizadas oficinas e reuniões com moradores, instituições de pesquisa e líderes de comunidades, bem como de outros atores sociais vinculados à Reserva.

“A revisão do Plano foi uma solicitação dos moradores e conselheiros da Unidade de Conservação, bem como do órgão gestor da RDS, pois a última revisão havia sido realizada em 2014, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), que é parceiro da SEMA”, explicou a assessora técnica do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da SEMA, Ana Cláudia Leitão.

O trabalho de revisão do Plano de Gestão seguiu as diretrizes do Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Gestão de Unidades de Conservação do Amazonas (portaria nº 069/2007), envolvendo captação de recursos, planejamento e execução técnica, oficinas participativas, apresentação ao órgão gestor, além dos devidos ajustes.

Áreas Protegidas

A revisão do Plano de Gestão da RDS Mamirauá foi financiada por recursos do Programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia), uma iniciativa conjunta patrocinada por agências governamentais e não governamentais para expandir a proteção da floresta amazônica. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como gestor e executor financeiro. No Amazonas, é executado por meio da SEMA, em 24 Unidades de Conservação do Estado.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Centros de Convivência promovem oficinas de criação de adereços e máscaras para o Carnaval

Por administrador
Amazonas

Serviços de atendimento à mulher da Sejusc funcionarão 24 horas por dia durante período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagens de quatro pessoas que desapareceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima preside primeira reunião do Codam em 2026 e aprova 44 projetos com R$ 810,9 milhões em investimentos

Por administrador
Amazonas

Policiamento ostensivo e aproximação com a população reduzem roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus

Por administrador
Amazonas

FVS-RCP alerta sobre a proibição da comercialização de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Por administrador
Amazonas

Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Enredos ancestrais e histórias de comunidade marcam ensaio técnico do Grupo Especial

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas abre processo seletivo com 265 vagas para Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima alinha ações estratégicas para enfretamento à cheia de 2026, durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais

Por administrador
Amazonas

Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?