Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Representantes ibero-americanos definem plano coletivo para eliminar transmissão materno-infantil da doença de Chagas até 2030
Governo do Amazonas

Representantes ibero-americanos definem plano coletivo para eliminar transmissão materno-infantil da doença de Chagas até 2030

25 de novembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar
Reunião em Assunção busca articular metas regionais e ações para interromper a transmissão vertical da doença de Chagas.

Representantes de países ibero-americanos se reúnem em Assunção, Paraguai, até esta quarta-feira (26/11) para definir o Plano Estratégico 2026–2030 com objetivo de eliminar a transmissão materno-infantil da doença de Chagas. O encontro, iniciado na segunda-feira (24/11), conta com a participação da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), autoridades da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, El Salvador, Guatemala, Honduras e Paraguai, além de organismos internacionais como a Organização Pan-Americana da saúde (Opas) e a Fundação Mundo Sano.

Objetivo e organização do encontro

De acordo com a agenda, os países trabalham na formulação do Plano Estratégico 2026–2030, que definirá prioridades regionais, metas compartilhadas, eixos de cooperação e instrumentos de monitoramento para os próximos cinco anos. Grupos de trabalho discutem prevenção, detecção e tratamento da Doença de Chagas congênita, além de consolidar parcerias com organismos internacionais, sociedade civil e especialistas.

Participação do Amazonas e troca de experiências

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a presença do Amazonas no encontro é estratégica para alinhar ações regionais à realidade epidemiológica da Amazônia. “Integrar esse processo de planejamento internacional é fundamental para promover respostas efetivas e alinhadas às evidências científicas. A troca de experiências e a construção conjunta de prioridades reforçam a capacidade dos países de avançar de forma coordenada, oportunizando que mulheres, gestantes e recém-nascidos tenham acesso integral ao diagnóstico e ao tratamento. Nossa presença reafirma o esforço do Amazonas em fortalecer a vigilância e contribuir diretamente para os objetivos regionais até 2030”, disse.

O diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueiredo, que acompanha as discussões técnicas, afirmou que a cooperação amplia a efetividade das estratégias. “O enfrentamento da doença de Chagas exige integração entre vigilância ambiental, epidemiológica e assistência. Neste encontro, estamos alinhando metas e definindo mecanismos comuns de acompanhamento, o que permite maior eficiência no monitoramento da transmissão, especialmente em áreas onde há circulação de vetores e vulnerabilidades sociais”, avaliou.

Visão de organismos e abrangência da iniciativa

Para a presidente da Fundação Mundo Sano, Marina Gold, as diferentes fases da doença, do quadro agudo ao crônico, exigem atenção integrada. “Interromper a transmissão materno-infantil é uma estratégia capaz de impulsionar a conscientização, ampliar o diagnóstico e fortalecer o tratamento de toda a enfermidade”, afirmou.

A Iniciativa Ibero-Americana “Nenhum Bebê com Chagas” tem o propósito de ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento, fortalecer os sistemas de saúde e qualificar ações de vigilância epidemiológica e entomológica. Os países reafirmam que superar a transmissão materno-infantil depende da cooperação internacional, da adoção de tecnologias inovadoras e da manutenção de uma agenda política articulada até 2030.

Ações no Amazonas

O Amazonas participa da REDE de vigilância por meio do Projeto Nenhum Bebê com Chagas – Manaus, desenvolvido em parceria entre FVS-RCP, Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e a Secretaria Municipal de saúde (Semsa‑Manaus). O projeto prevê testar 2.400 mulheres em idade fértil e os recém-nascidos de mães positivas, com coletas realizadas durante o pré-natal na Atenção Primária. Os casos identificados serão acompanhados no ambulatório da FMT-HVD, unidade de referência para Doença de Chagas no estado.

As definições e os mecanismos acordados em Assunção deverão orientar a implementação de metas e rotinas de vigilância nos países participantes, conforme as prioridades estabelecidas no plano regional.

Assuntos nesse artigo:

#doencadechagas, #transmissaomaternoinfantil, #amazonas, #fvsrcp, #assuncao, #paraguai, #segib, #mundosano, #opas, #Manaus, #fmthvd, #Semsa, #vigilancia, #vigilanciaepidemiologica, #vigilanciaambiental, #planoestrategico2026_2030, #diagnostico, #tratamento, #parceria, #saudepublica

Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Projeto Ater Digital do Idam conclui oficina final com indígenas de Açaituba em Santa Isabel do Rio Negro

Por administrador
Governo do Amazonas

Vivência Arte na Mata fortalece cadeias da economia criativa na Flona do Purus em atividades de campo

Por administrador
Governo do Amazonas

Delegação amazonense conquista 35 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2025 e registra oito recordes escolares

Por administrador
Governo do Amazonas

Sedecti promove Café Científico da SNCT para debater Planeta Água e desafios na Amazônia

Por administrador
Governo do Amazonas

Mostra Cinema e Direitos Humanos leva programação sobre emergência climática a Manaus entre 26 e 29 de novembro

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP lança episódio do Podcrest sobre saúde do trabalhador e participação popular na vigilância

Por administrador
Governo do Amazonas

Feira técnico-científica reúne 51 projetos do Programa Ciência na Escola em Parintins nesta sexta-feira 28/11

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inaugura Espaço Aurora na DECCM Centro-Sul e lança guia de segurança para mulheres

Por administrador
Governo do Amazonas

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes registra 2,35 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025 e supera pico de 2019

Por administrador
Governo do Amazonas

Detran-AM abre inscrições para 460 vagas em cursos detran-am gratuitos de trânsito e formação em dezembro

Por administrador
Governo do Amazonas

Beneficiária do Nota Fiscal Amazonense ganha prêmio no 100º sorteio e dará entrada na casa própria

Por administrador
Governo do Amazonas

Secretário do Amazonas participa de reunião no Planalto para ampliar exportações do Amazonas e atrair investimentos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?