Ação amplia o acesso de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social no estado

Foto: Kerolyn Leigue/SEAS
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da assistência social e Cidadania (SEAS), iniciou nesta sexta-feira (31/10) a distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).
Ao todo, 3.600 absorventes higiênicos foram direcionados ao município. As entregas aconteceram na escola Municipal Alegria do Saber, por meio da Secretaria Municipal de assistência social (Semas), e no restaurante popular do programa Prato Cheio.
Este é o sexto município do interior a realizar as entregas do programa. Além de Rio Preto da Eva, a ação já passou por NOVO Airão, Borba, Presidente Figueiredo, Iranduba e Itacoatiara, marcando o início das entregas no interior do estado.
Os itens são fornecidos pelo programa Dignidade Menstrual, administrado pela SEAS, pioneiro no combate à pobreza menstrual no estado. A escola será responsável pela distribuição de 3 mil absorventes, enquanto a unidade do Prato Cheio vai distribuir 600 unidades para as mulheres e meninas que frequentam o local.
Recebem os absorventes meninas e mulheres de 12 a 50 anos, cadastradas no cadastro único (CadÚnico) e em situação de vulnerabilidade social, previamente selecionadas por meio do sistema.


De acordo com a secretária da SEAS, Kely Patrícia, o programa é essencial para ampliar o acesso a produtos de higiene e a informações sobre saúde menstrual.
“É essencial garantir que o programa chegue a todas as mulheres em situação de vulnerabilidade. Esse é um passo fundamental no combate à pobreza menstrual. Assim, o programa cumpre seu papel de promover dignidade e inclusão”, destacou.
A estudante Maria Clara Lacerda, de 13 anos, foi uma das contempladas pelo programa no município. Ela destacou a importância do programa e elogiou a iniciativa do Governo do Amazonas.
“É muito importante porque muitas meninas não tem como comprar, então isso ajuda muito. E não devemos ter vergonha de falar do assunto ou de receber os absorventes, porque a menstruação é normal”, disse.
Ketlen Nascimento, de 29 anos, também foi contemplada pelo programa. Ela almoça diariamente no restaurante popular de Rio Preto da Eva e participou da ação de entrega dos absorventes.
“Com certeza é muito importante para nós. É um produto que tem um custo mais alto, então é um alívio contar com essa ajuda”, afirmou.
Dignidade Menstrual
Criado em 2021 pelo Governo do Amazonas, o Dignidade Menstrual atende meninas e mulheres com idade entre 12 e 50 anos que menstruam oriundas de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Nesta etapa das entregas, o programa alcança meninas e mulheres frequentadores dos restaurantes populares Prato Cheio da capital e do interior do estado, além dos Centros de Convivência da Família.
Ao todo, cada unidade realiza a entrega de 200 kits de absorventes para mulheres que se enquadram nos critérios para receber os itens.

