escola Estadual Prof. Rofran Belchior da Silva, que atende 1,4 mil estudantes, foi escolhida como escola piloto da ação

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, por meio da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), iniciou a coleta de dados para identificação do perfil dos estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) da REDE pública estadual do Amazonas. A ação tem como objetivo implementar a estratégia pedagógica “Rumo Certo”, do Ministério da educação, no estado.
O mapeamento, realizado por meio de um questionário, possibilitará o acompanhamento de estudantes vulneráveis à interrupção da trajetória escolar. Como projeto piloto, foi escolhida a escola Estadual (EE) professor Rofran Belchior da Silva, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, que atende estudantes do ensino médio e EJA. Cerca de 1,4 mil estudantes responderão o questionário entre os dias 22 e 29 de outubro, em uma mobilização com professores, pedagogos e direção escolar.
Os dados coletados referem-se a questões acadêmicas, onde são analisados o rendimento em disciplinas e a participações nas atividades escolares; socioemocionais, como o bem-estar de estudantes na escola e perspectiva de futuro; socioeconômicas, como a frequência que se alimenta e o acesso à internet; e familiar, onde são analisadas questões referentes ao núcleo familiar dos estudantes.
A partir dos resultados obtidos por meio do mapeamento, a GPPC elaborará um Guia de Monitoramento e Incidência Preventiva do Programa Pé-de-Meia, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no Plano Integrado das Ações Prioritárias da Secretaria de educação.


“Por meio dessa coleta de dados, pretendemos definir o perfil do estudante do ensino médio da nossa REDE, e a partir daí a gente teria como organizar o nosso planejamento, a escola PODE se organizar para atender melhor esse estudante, e essas informações serão repassadas em um outro momento em um encontro presencial junto ao MEC”, ressaltou aarticuladora pedagógica do programa Pé-de-Meia, Aldenilse Silva.
Força tarefa
Atuando nos turnos matutino, vespertino, e noturno, a equipe da Secretaria de educação, em parceria com a equipe gestora da EE Prof. Rofran Belchior da Silva, realizou reuniões de sensibilização com pais de alunos e professores da unidade de ensino. O objetivo é fazer com que os estudantes respondam de maneira honesta aos questionamentos, para que os dados se assemelhem à realidade da escola.
Durante a semana, os alunos foram informados sobre a aplicação do questionário, recebendo informações em relação a permissão do uso de celulares para responder as questões durante o período disponibilizado por cada professor.
Para o diretor da unidade escolar, José de Arimateia, toda a sensibilização foi suficiente para que os envolvidos no questionário entendessem a importância da ação para a conscientização em relação a necessidade de ações cada vez mais direcionadas para a diminuição da evasão escolar no ensino médio.
“Estamos muito orgulhosos e muito honrados em receber esse projeto, para que a gente possa diminuir a evasão escolar do ensino médio. Nós fizemos mobilização junto aos professores, trabalhamos com os professores conselheiros de cada turma, para que a gente pudesse colher bons frutos e assim trabalharmos esse projeto”, ressaltou o diretor.