O autocuidado e os exames voltados para a saúde da mulher foram temas de destaque da 88ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada nesta terça-feira (7 de outubro). O assunto foi trazido ao plenário pela vereadora professora Jacqueline (UNIÃO Brasil).
De acordo com a parlamentar, o tema se faz necessário, tendo em vista que estamos em plena campanha ‘Outubro Rosa’, voltada para a conscientização e prevenção do câncer de mama.
“Hoje, nós temos as UBSs que estão disponibilizando exames de mama e Papanicolau. É importante fazer esse discurso para que possamos despertar, já que, neste mês, damos maior destaque a essa causa. Como mulher, mãe e vereadora, peço e oriento as mulheres a fazerem o autoexame, para que possamos diminuir o número de casos”, disse a vereadora.
Ainda durante o debate, o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) destacou a necessidade de reforço na conscientização acerca dos exames, mencionando também o histórico de negligência que muitos homens têm em relação a esse tema.
“As mulheres precisam se cuidar cada vez mais, assim como os homens também precisam. Nós, homens, não temos o hábito de fazer exames constantes. As políticas públicas em relação ao câncer precisam avançar cada vez mais, buscando divulgar cada vez mais a questão da prevenção”, enfatizou o vereador.
Já o vereador Sérgio Baré (PRD) destacou as ações realizadas pela Prefeitura de Manaus em prol da saúde na capital.
“Queria destacar aqui que a Secretaria Municipal de saúde tem trabalhado a questão da prevenção e da promoção da saúde para as mulheres da nossa cidade. E, no ‘Dia D’, com ações voltadas para esse fim, a Semsa fará vários atendimentos e serviços”, afirmou o parlamentar.
infraestrutura
Ainda durante a sessão, o vereador Marco Castilhos (UNIÃO Brasil) detalhou sua participação em uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), que discutiu o tema ‘acessibilidade nas vias, calçadas, passarelas e terminais de ônibus da cidade de Manaus’.
Para o parlamentar, fazem-se necessários programas voltados para a conscientização e também para a padronização das vias.
“O nosso estado do Amazonas, inclusive, no último dado amplamente divulgado, está entre os últimos lugares no quesito acessibilidade em calçadas, e precisamos ter um programa que leve à população a consciência de sua responsabilidade. Quando negamos isso a uma pessoa com deficiência ou a um idoso, estamos negando Cidadania”, ressaltou o vereador.
Texto: Michael Douglas/Dicom