Evento destaca colaboração entre saúde e educação e reforça compromisso estadual com a promoção da saúde nas escolas


Com foco no fortalecimento das políticas públicas de promoção da saúde no ambiente escolar, teve início, nesta quarta-feira (05/11), o 1º Encontro de Coordenadores Municipais do Programa saúde na escola (PSE). A iniciativa reúne representantes municipais, estaduais e federais, além de instituições parceiras, para reforçar a integração entre saúde e educação no Amazonas.
Participam do encontro além da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Secretaria de Estado da saúde (SES- AM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Uniceff), Conselho de Secretários Municipais de saúde (Cosems-AM) e Ministério da educação (MEC).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que o evento consolida uma agenda estratégica voltada à prevenção e ao cuidado integral nas escolas.
“O Programa saúde na escola é um pilar fundamental para contribuir para uma geração mais saudável e preparada para os desafios do futuro. Quando unimos esforços entre saúde e educação, potencializamos resultados e ampliamos o cuidado com crianças e adolescentes em todo o estado. Este encontro marca um passo decisivo para o fortalecimento das estratégias de prevenção, vigilância e promoção da saúde nos territórios”, afirmou Tatyana.
Representando a Fundação, o diretor de Planejamento, Emergências em saúde Pública e Ações Estratégicas, Augusto Zany, ressaltou que o PSE é uma ferramenta essencial para aproximar a vigilância em saúde das comunidades escolares.
“O Programa saúde na escola tem como missão principal a prevenção e promoção da saúde, em consonância com os objetivos da vigilância. Ele amplia a capacidade de detecção, intervenção e cuidado oportuno, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e saudável”, destacou Zany.
A secretária adjunta de Políticas de saúde da SES-AM, Diana Lima, reforçou a importância do alinhamento interinstitucional para qualificar as ações estratégicas no estado.
“Este encontro tem como foco fortalecer e operacionalizar as ações do Programa saúde na escola. A FVS-RCP, nossa parceira essencial nesse processo, cumpre papel central na orientação das ações de vigilância, um dos eixos estruturantes do programa”, afirmou Diana.
O evento segue até esta sexta-feira (07/11), na Faculdade FAMETRO, em Manaus, reunindo profissionais de todo o Amazonas para tratar de estratégias, desafios e boas práticas na execução do Programa saúde na escola.

