A programação acontece durante o mês de outubro, visando tornar essas informações acessíveis às pessoas em situação de vulnerabilidade
Foto: Melissa Mota/SEAS
A Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS) iniciou, na manhã desta quinta-feira (02/10), uma série de palestras em unidades do Prato Cheio, com o tema Outubro Rosa e alimentação saudável. A ação visa conscientizar os frequentadores sobre prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e orientar sobre a alimentação saudável.
O restaurante popular do bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, foi a primeira unidade a receber a palestra, reunindo mais de 20 pessoas. Elas receberam explicações sobre sintomas e formas de prevenção do câncer de mama, que também PODE aparecer no homem; câncer do colo do útero, bem como, sobre a importância da saúde digestiva.
As palestras foram conduzidas pela assistente social, Victoria Tajaí, e a nutricionista Jaqueline Aguiar, ambas da Secretaria Executiva Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan/SEAS).
“Além de informar sobre diagnóstico precoce, fatores de risco, formas de prevenção e os direitos do paciente com câncer, é importante destacarmos o fortalecimento de vínculos existente dentro das unidades do Prato Cheio, onde as pessoas se relacionam diariamente”, disse Victoria Tajaí.
Foto: Melissa Mota/SEAS
saúde digestiva
A nutricionista Jaqueline Aguiar destacou a importância da saúde digestiva, que passa pelos hábitos alimentares, que requerem boa mastigação, boa hidratação, ingestão de alimentos saudáveis para evitar problemas como azia, refluxos e até o câncer do intestino. “Tudo o que a gente come, recai sobre o nosso corpo”, adverte.
Participando pela primeira vez de palestra no restaurante Prato Cheio, do bairro Alvorada, onde se alimenta há três anos, Rogério Lima Lobato, disse que a orientação foi esclarecedora, principalmente se tratando do câncer de mama em homens. “Achava que dava somente em mulheres”, disse, ressaltando também a importância de seguir à risca os hábitos alimentares.
Foto: Melissa Mota/SEAS
Informação acessível
A secretária da Seasan, Lane Edwards, destaca que as palestras são uma forma de expandir o conhecimento dos frequentadores, porque muitas vezes a comunidade que frequenta as unidades do Prato Cheio não têm acesso a estas informações. “É uma forma de levarmos conhecimento de maneira mais acessível e fácil de ser entendida pelos frequentadores dos restaurantes populares”, sintetiza.
A programação se estende por todo o mês de outubro, em outras unidades do programa na capital, incluindo palestras sobre o Outubro Rosa e alimentação saudável, assim como oficinas de brigadeiro saudável.
O próximo a realizar a palestra o tema da campanha para os frequentadores será o Prato Cheio dos bairros Petrópolis e Aleixo (14/10), além do bairro Jesus Me Deu (21/10), e Centro (30/10). Haverá ainda uma oficina de brigadeiro na unidade do São José (07/10) e Viver Melhor (09/10). E palestra sobre o Dia Mundial da Alimentação no Braga Mendes (10/10).