A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar realizou, nesta terça-feira (18/11), o segundo Encontro Presencial da trilha Formativa de educação Integral no Auditório Belarmino Lins, na sede da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, reunindo representantes de 61 escolas de Manaus e com transmissão on-line para o interior do estado por meio do Centro de Mídias de educação do Amazonas (Cemeam).
Participantes e alcance
Atualmente, a REDE estadual de ensino do Amazonas conta com 122 escolas de tempo integral, que atendem a mais de 46 mil estudantes. O encontro reuniu diretores, pedagogos, professores, coordenadores de área e técnicos da Secretaria, além de representantes do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da educação do Amazonas (UGP-Padeam), Sincroniza educação, Instituto Sonho Grande e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiros na realização da iniciativa.
A formação encerrou o percurso formativo de 2025 com o objetivo de fortalecer práticas e multiplicar aprendizados em todas as unidades que trabalham com a modalidade.
Objetivos e conteúdos trabalhados
Durante o encontro foram compartilhadas experiências de multiplicação e as aprendizagens construídas, com ênfase na garantia do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral do estudante. A trilha Formativa abordou temas como Inteligência Emocional e Projeto de Vida, explorando o papel das emoções na aprendizagem, a importância da escuta, do acolhimento e da construção de vínculos que favorecem autonomia e sentido da trajetória escolar.
Segundo Simone Lima, coordenadora do Núcleo de educação Integral (NEI), da Secretaria de educação, a formação é essencial para pensar novas práticas pedagógicas que acolham ainda mais os estudantes dessa modalidade. “Essa escola que tem a educação integral pensa para além do acadêmico, claro que temos que garantir o direito da aprendizagem, mas também o desenvolvimento integral do estudante, porque a extensão do horário da escola não é somente pensar nos componentes curriculares, mas também pensar no potencial que esse aluno tem diante da cultura, diante do esporte”, destacou a coordenadora.
Experiência compartilhada: Clube do Silêncio
Foi apresentada a experiência “Clube do Silêncio“, implementada pelo professor Erison Lima na escola Estadual de Tempo Integral Engenheiro professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus. A iniciativa criou um espaço de escuta ativa, acolhimento e diálogo entre estudantes por meio de rodas de conversa, meditação guiada, ação de “Abraço grátis” e dinâmicas em grupo.
O professor coordenador do projeto relatou observações sobre os resultados. “Para a gente é muito gratificante ver que o aluno melhora, evolui, não somente na questão do afeto, do acolhimento e da empatia, mas ele evolui também em sala de aula, porque ele vai tomando conta, vai melhorando na questão da ansiedade, do autocuidado, e aí ele vai evoluindo em diversas áreas da vida”, ressaltou Erison Lima.
Oficinas e reflexões sobre práticas escolares
A formação também incluiu palestras e oficinas temáticas sobre Território e Comunidade, e Interdisciplinaridade e Integração Curricular, com reflexões sobre gestão do tempo e currículo, práticas pedagógicas inovadoras e o papel da equipe escolar na implementação da educação integral. Houve ainda discussão sobre responsabilidades e a multiplicação dos aprendizados nas unidades de ensino.
Para a diretora da escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Marcantônio Vilaça 1, Lidiane Lozana, o encontro serviu como espaço de troca entre as unidades. “Poder ter contato com outras experiências, com outros colegas, com outras escolas de tempo integral vem fortalecer a vivência das escolas de tempo integral, que é uma realidade que estamos vivendo neste momento com a ampliação dessa modalidade de ensino”, afirmou a diretora escolar.
O segundo Encontro Presencial da trilha Formativa de educação Integral marcou, conforme a Secretaria, o fechamento das atividades de formação de 2025, com registro de participação presencial e on-line e encaminhamentos para continuidade das ações nas escolas.
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