Objetivo é valorizar o trabalho de profissionais da educação; Inscrições iniciam no dia 10 de novembro


A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar tornou público, nesta terça-feira (04/11), o edital de regulamento para composição da 2ª edição da Galeria do Prêmio ‘Educadores que Transformam’, iniciativa que visa reconhecer o trabalho de educadores que contribuem para o crescimento, transformação e melhoria na qualidade da educação pública estadual no Amazonas.
A segunda edição tem como tema “Práticas Educacionais Inovadoras e Humanizadas no Contexto Amazônico”, com o objetivo de reconhecer experiências que valorizem o respeito à diversidade sociocultural da região. O edital PODE ser acessado por meio do link https://bit.ly/educadoresquetransformam
Ao todo, serão selecionados 32 educadores: 16 profissionais que atuam em Manaus, e 16 profissionais que atuam no interior do estado, que tenham desenvolvido projetos nas categorias: ensino fundamental I Anos Iniciais – 1º ao 5º ano; ensino fundamental II Anos Finais – 6º ao 9º ano; ensino médio; educação de jovens e adultos; educação especial e Inovação em Gestão Escolar. No interior, também serão selecionados educadores que tenham projetos desenvolvidos em duas categorias extras: educação Escolar Indígena e educação do Campo.
“Todo professor, pedagogo ou diretor que tenha um projeto, uma prática, qualquer iniciativa pedagógica diferenciada e inovadora voltada ao tema PODE concorrer ao prêmio Educadores que Transformam”, ressaltou a diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Aparecida Carvalho.
Inscrição
As inscrições serão aceitas no período entre 10 de novembro às 23h59min do dia 16 de novembro, por meio do endereço eletrônico: https://shre.ink/ogwv.
Podem se inscrever servidores efetivos, integrados ou temporários do quadro ativo da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, que atuem nos cargos de professor, Pedagogo ou na função de diretor escolar, e tenham desenvolvido ações, práticas ou projetos com resultados consolidados no período entre fevereiro de 2025 a outubro do mesmo ano.
No ato da inscrição, o candidato deverá preencher inteiramente o formulário, inserindo nos campos específicos todas as informações solicitadas. Além disso, deve enviar, em formato PDF, um documento sobre o projeto desenvolvido, de, no máximo, cinco páginas. O texto deverá conter os itens: título; introdução; justificativa; objetivos; metodologia; resultados esperados e/ou alcançados; considerações finais; e referências.
Processo de avaliação
Designados pela Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica, profissionais da educação de diversos setores da Secretaria de educação avaliarão as propostas das comissões com base nos critérios: Desenvolvimento de Projetos/Ações Alinhados às Necessidades da escola e da Comunidade; Melhoria de Indicadores Educacionais; Inovação e Criatividade nas Práticas Pedagógicas; e Inclusão, Valorização Cultural e Cidadania;
Para cada critério serão atribuídas notas de zero a dez, sendo classificados os projetos que obtiveram nota maior que sete, e premiados os 32 projetos com as maiores notas. O resultado final será divulgado no dia 9 de dezembro de 2025.
Durante os meses de dezembro e janeiro, serão produzidos os materiais gráficos referentes aos profissionais premiados que irão compor a Galeria do Prêmio. A cerimônia de premiação está prevista para o fim de janeiro de 2026.
Reconhecer para fortalecer a educação
Na primeira edição do prêmio, realizada em 2024, 32 profissionais da REDE estadual de ensino, da capital e do interior do Amazonas, tiveram suas iniciativas pedagógicas transformadoras reconhecidas. Os educadores participaram de um ensaio fotográfico que culminou na galeria de honra exposta no hall da sede da Secretaria de educação.
Uma das professoras premiadas veio do município de Tefé (a 523 quilômetros da capital). Débora Santos, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa na escola Estadual (EE) Corintho Borges Façanha, foi reconhecida com o projeto “Estrelas Literárias”, que incentivou os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a se tornarem verdadeiros escritores. Desenvolvido ao longo do ano letivo, o projeto culminou na publicação de livros com escritos autorais dos discentes.
“Ver o nosso trabalho sendo reconhecido, a nossa imagem na galeria, é um presente muito bonito que eu recebi dessa equipe que pensou nesse prêmio maravilhoso. Eu fiquei muito feliz, muito grata por ter o meu trabalho e a minha foto na galeria como uma professora que transforma”, afirmou a professora premiada.
Na capital, o professor Hércules Roma, que leciona a disciplina de Física na escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria do Céu Vaz D’Oliveira, localizada no bairro Cidade Nova, foi reconhecido pelos trabalhos desenvolvidos com a equipe de Tecnologia, Inovação e Robótica Star Trek, que trabalha desde a horta sustentável e o projeto EcoDesign, que reaproveita resíduos como pneus, garrafas PET, paletes e isopor, ao desenvolvimento de dispositivos como a bengala e o chapéu inteligentes, que ajudam pessoas com deficiência visual e auditiva.
“Esse reconhecimento não é só meu, mas de todos os educadores que, mesmo diante das dificuldades, continuam acreditando que ensinar é plantar sementes de transformação. Que esse prêmio sirva de inspiração para outros professores que, assim como eu, desejam deixar uma marca positiva no coração e na vida dos seus alunos”, destacou.

