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Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Secretaria de Educação lança edital do PSS para diretores e administradores escolares da rede estadual de ensino
Amazonas

Secretaria de Educação lança edital do PSS para diretores e administradores escolares da rede estadual de ensino

12 de junho de 2025
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5 Min Lidos
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Há 59 minutos

O PSS conta com 669 vagas e as inscrições iniciam no dia 24 de junho

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar divulgou o edital do processo seletivo Simplificado (PSS) dos Diretores e Administradores Escolares para escolas estaduais da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar. Com o objetivo de selecionar, professores e pedagogos efetivos e estáveis do quadro do Magistério, para as funções de diretor e administrador escolar em unidades de ensino de todo o Amazonas, o PSS conta com 669 vagas disponíveis.

O edital é regido pelas Portarias GS n°578 e GS n°579, publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE-AM) e já está disponível para consulta no link https://bit.ly/pss_diretores_administradores2025. O processo seletivo será realizado por intermédio do Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e as inscrições começam a partir das 10h do dia 24 de junho, no site http://www.concursoscopec.com.br, e seguem até às 16h do dia 2 de julho, horário de Manaus. Para realizar o certame é necessário ser ocupante de cargo público, em caráter efetivo e estável, do quadro do Magistério da Secretaria de educação, preferencialmente, com carga horária mínima de 40h, na Secretaria de educação.

O PSS consistirá em duas etapas: Mérito, processo que realizará a análise de informações funcionais, documentos pessoais, experiência profissional e titularidade dos candidatos; e Desempenho-Entrevista, segunda fase do certame, onde serão realizadas entrevistas com os candidatos, avaliando seus conhecimentos sobre a Matriz de Referência das Competências dos Diretores Escolares do Estado do Amazonas, instituída pela portaria GS n° 701, publicada no DOE-AM no dia 29 de junho de 2022, o Regimento Geral das escolas da REDE Estadual de ensino do Amazonas e Legislação vigente referente às políticas públicas educacionais estaduais e federais.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

De acordo com Aparecida Carvalho, diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc) da Secretaria de educação, o momento é de aproximar os servidores dessa nova possibilidade.

“Nós convidamos professores e pedagogos que tenham o interesse em construir uma carreira na gestão escolar a participarem do PSS. O mérito e o desempenho irão pautar as escolhas dos novos profissionais”, destacou a diretora.

A Secretaria de educação já tem em curso um edital de PSS para a função de diretor escolar em escolas da capital e do interior. Lançado em 2023, este certame seguirá em vigor, válido, obedecendo a sequência de chamamento de aprovados até o término do seu prazo legal, em 2026, quando completam-se dois anos da homologação do resultado final do PSS.

“Primeiro esgotaremos o banco de dados deste PSS de 2023 nos municípios em que ainda há candidatos aguardando. Depois, chamaremos os candidatos já do PSS de 2025 nos municípios onde não houveram candidatos aprovados [do PSS de 2023], ou em municípios em que já se esgotaram o banco de dados deste certame anterior”, finalizou Aparecida, também confirmando que, a partir do segundo semestre, diretores e administradores escolares do PSS de 2025 já começarão a atuar em seus cargos.

Cronograma do PSS

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Presidida pela Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (SEAP) da Secretaria de educação, a Comissão Interna do PSS dos Diretores e Administradores Escolares 2025 definiu o cronograma de atividades do NOVO processo seletivo da seguinte maneira: após o encerramento das inscrições, no dia 2 de julho, o período de análise das inscrições, se encerra no dia 11 de julho.

Os resultados definitivos das etapas 1 (Mérito) e 2 (Desempenho-Entrevista) acontecem nos dias 17 de julho e 13 de agosto, respectivamente. A segunda data também marca o dia da divulgação do resultado final do PSS dos Diretores e Administradores Escolares 2025.

Informações referentes às definições exatas dos cargos de diretor e administrador escolar, ao sistema de contagem de pontos nas entrevistas, nas experiências avaliadas e nas declarações de titularidades; o número de disposição de vagas por município, a lista completa de documentos necessários para o ato de inscrição e a dinâmica de escolha de local pretendido no momento de assumir a vaga preterida estão melhor descritos no Edital do PSS, também disponível no site da Comissão Permanente de Concursos (Copec), anteriormente citado.

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